Programação da Semana foi um convite à imersão em conhecimentos que desempenham um papel fundamental na vida das pessoas (Foto: Ricardo Reis)

Brinquedos construídos a partir de materiais reciclados e que usam fundamentos científicos para despertar a curiosidade das crianças. É assim, brincando de aprender, que a oficina ministrada pelo professor de Física da UFJF, Paulo Menezes, chamou a atenção dos alunos no sábado letivo, dia 2, da Semana de Ciências Naturais e Matemática do João XXIII. Autor de dois livros sobre o tema, um deles em coautoria com o diretor do Colégio, professor Elói Teixeira, o pesquisador explica que a ideia é trabalhar os conceitos de ciências desde cedo. “A gente acredita que dessa forma, as crianças consigam manter essa vivacidade e curiosidade para futuramente terem prazer em aprender e buscar carreira cientificas.”

Com o tema “O saber é humano, a Ciência a favor da paz!”, a Semana promoveu uma série de oficinas, palestras, concursos, passeios temáticos, exposições, atividades em laboratórios, apresentações culturais e mostras de trabalhos envolvendo todos os segmentos do Colégio.

A programação foi um convite à imersão em conhecimentos que desempenham um papel fundamental na vida das pessoas e na sociedade moderna, como explica a professora Helen Pedrosa. “As Ciências são as bases do conhecimento humano, permitindo entender o mundo ao nosso redor, desvendar os mistérios da natureza e criar tecnologias inovadoras que impulsionam o progresso. A gente optou por esse tema de forma interdisciplinar porque é uma discussão bastante atual e necessária, nos tempos que nós estamos vivendo.”

Durante a semana, uma palestra da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de Juiz de Fora abordou temas sensíveis ao ambiente escolar: a construção da identidade e o bullying. Os profissionais chamaram a atenção para a importância do respeito às diferenças e os comportamentos tóxicos, que disfarçados de “brincadeiras” podem gerar muita dor e sofrimento. A atividade reflete a preocupação do Colégio com o diálogo, a harmonia  e o respeito que devem pautar as relações saudáveis.

As salas de aula e os laboratórios receberam diversos experimentos criados pelos alunos. Os trabalhos são resultado das pesquisas realizadas com apoio dos professores, nas áreas de interesse de cada um. Nesta sábado os familiares tiveram a oportunidade de acompanhar tudo bem de perto. Os trabalhos foram avaliados e premiados pela Comissão Organizadora.