Farmácia Universitária realiza cerca de 2.500 atendimentos por mês e faz a distribuição de mais de 250 mil unidades de fármacos (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Farmácia Universitária faz a distribuição gratuita de medicamentos à população desde 2016, atendendo, principalmente, a comunidade dos bairros São Pedro, Santos Dumont e adjacências. A unidade é credenciada como Farmácia Regional de Juiz de Fora e funciona como um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

De acordo com o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, o principal atendimento realizado no projeto é a entrega de remédios, também chamada de dispensação: “Para isso, é necessário que o usuário leve até a farmácia a receita médica, um documento pessoal, como RG ou CNH, e também um comprovante de residência, devido ao atendimento regionalizado”, explica. 

Mensalmente, a FU realiza cerca de 2.500 atendimentos, sendo distribuídos cerca de 250 mil unidades de fármacos. Estão disponíveis mais de cem tipos diferentes de medicamentos como insulina, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, entre outros. 

Além da entrega dos medicamentos do SUS, a Farmácia Universitária oferece serviços de cuidado farmacêutico que envolvem consultas, aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação dos usuários. “Quando o uso dos medicamentos não é adequado, há o risco de perpetuar a condição de doença”, avalia o diretor Marcelo Silvério.

O local também recebe medicamentos vencidos ou em desuso, garantindo a realização do descarte correto dos produtos. 

Histórico

Até 2015, o Projeto de Extensão realizava a venda tanto de medicamentos industrializados, quanto de manipulados. No entanto, esse modelo comercial deixou de ser viável por conta de mudanças nas normas e interpretações da legislação em vigor.

Após adequações, atualmente a Farmácia Universitária desempenha um papel fundamental como agente facilitador, proporcionando acesso aos medicamentos essenciais e contribuindo para a assistência da comunidade local.  O espaço é preparado e capacitado para atender a todos, incluindo pacientes com deficiência.

Ensino e extensão

O projeto também é uma valiosa oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes universitários que vivenciam de perto a prática farmacêutica e o comprometimento social com o serviço à sociedade. 

São, pelo menos, 20 alunos estagiando todos os meses dentro da Farmácia Universitária. Além dos alunos da graduação, também há residentes em Farmácia e estudantes da pós-graduação que contribuem para o funcionamento do projeto. 

Exemplo disso é a estudante do 10º período de Farmácia, Ana Clara Rocha, que realizou seu estágio obrigatório na Farmácia Universitária e destacou o crescimento profissional e em sala de aula: “A Farmácia Universitária te insere no ambiente de trabalho ainda na graduação e te permite ter o contato, desde cedo, com os pacientes e com os diversos tipos de atendimentos, o que faz com que a gente tenha um olhar mais cauteloso e empático”.  

Além disso, a discente reforçou que este tipo de experiência representa um diferencial em sua formação: “É um trabalho muito importante. Por meio dele a gente consegue colocar toda a teoria em prática e, ainda, contribui para o bem-estar da comunidade”.