Evento será realizado pela primeira vez fora do eixo das capitais

Pela primeira vez em Juiz de Fora, o Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) irá acontecer entre os dias 18 e 21 de setembro e está com inscrições abertas para professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, além de todos os interessados sobre segurança digital. 

O simpósio, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),  é considerado o principal fórum do Brasil para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais. O evento é classificado como Qualis A4 pela Capes.

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi o local escolhido para receber as sessões técnicas, minicursos, workshops e palestras que serão ministradas por convidados de renome internacional. De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFJF e organizador do evento, Alex Vieira, o encontro irá proporcionar troca de experiências entre os participantes com especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais, líderes em temas de pesquisa relacionados à segurança. 

“O SBSeg vai além do caráter puramente científico. Em seus diversos fóruns e eventos satélites são discutidos os princípios de liberdade de expressão, de privacidade do indivíduo e de respeito aos direitos humanos, reconhecendo-os como fundamentais para a preservação de uma sociedade justa e democrática.” 

Ainda de acordo com o professor, além do evento ser realizado pela primeira vez em Juiz de Fora, é a primeira vez que a SBSeg acontece de forma presencial, fora do eixo de grandes capitais. A parceria com a UFJF se deu pelo apoio da Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (Propp) e da coordenação do Centro de Ciências. A proposta foi, então, levada à Comissão Especial de Segurança da Sociedade Brasileira de Computação, que aceitou a entidade organizadora do evento em 2023.

“Toda discussão elencada no SBSeg tem participação dos vários setores da sociedade, preservando e estimulando o seu caráter de criação coletiva. O evento preza pela diversidade, sem a imposição de crenças, costumes ou valores.”

O professor também destaca a participação feminina durante o evento. De acordo com ele, este ano, será realizado o primeiro painel de mulheres em cibersegurança, onde serão discutidos aspectos da liderança feminina na área de educação em segurança cibernética. Além disso, segundo a organização, quase 200 trabalhos já foram submetidos, número recorde de projetos. Os trabalhos selecionados serão apresentados em nove trilhas nas seções técnicas. 

Além das seções técnicas, o evento contará com Workshop sobre Tecnologia Eleitoral, no qual serão discutidos meios de votação eletrônica, o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação e o Workshop de Gestão de Identidades Digitais. A programação também conta com o 1º Hackthon em conjunto com o Programa Hackers do Bem no Domínio Cibernético, com o apoio técnico da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento, até o dia 18. Haverá certificação para todos os participantes. Confira a programação completa.