Ventania quer levar o rei a se tornar um governante maduro e consciente da sua missão – servir ao povo (Foto: Samara Borges)

O Grupo Divulgação está em cartaz com a segunda temporada da peça infantil “A Menina Ventania”, que marca os 50 anos de atividades do Departamento de Teatro Infantil da companhia. As apresentações serão realizadas aos sábados e domingos do mês de setembro, às 17h, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A peça é escrita e dirigida pelo coordenador do Divulgação, José Luiz Ribeiro. 

Por conta de sua parceria com a UFJF, o Grupo Divulgação disponibiliza um par de convites para todos os professores, servidores técnico-administrativos, estudantes com assistência estudantil e funcionários terceirizados da UFJF. Os ingressos podem ser retirados nos dias de espetáculo, a partir das 16h30, mediante apresentação de comprovante de vínculo com a Universidade. A retirada também pode ser feita no Forum da Cultura, em horário de expediente – de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A distribuição de convites está sujeita à lotação do teatro. 

O espetáculo também integra o projeto de extensão “Escola de Espectador”, que há 30 anos promove a ida ao teatro, com ingressos gratuitos, de estudantes de escolas da rede pública de Educação Básica (municipais e estaduais), comunidades religiosas, dentre outras entidades de Juiz de Fora e demais cidades da Zona da Mata Mineira. 

Bom humor para a toda a família 

Texto bem humorado apresenta uma mensagem de esperança apostando no poder da coletividade (Foto: Pedro Moyses)

A trama de “A Menina Ventania” se passa em um reino, cujo monarca, Eduardo XV, é completamente dominado pela mãe, a Rainha Intervenção. Aproveitando que a mãe está recebendo visitas, o Rei Dudu e seu fiel companheiro, o cachorro Clóvis, vão dar um passeio pela floresta. O problema é que a dupla se perde no local.

É na floresta que o rei e o cachorro se encontram com a Ventania – uma representação do vento na forma de uma menina. A partir desse encontro e das reflexões que a Ventania vai suscitar no rei, Dudu vai se tornar um governante maduro e consciente da sua missão – servir ao povo. 

Por outro lado, um grupo de trabalhadores que presta serviços ao Palácio é convocado a empreender buscas pelo rei sumido. O contato com essa trupe que mantém a alegria mesmo em situações adversas, também vai contribuir para as mudanças pelas quais Dudu irá passar. 

De acordo com o diretor e autor, José Luiz Ribeiro, “A Menina Ventania” é uma fábula sobre como o governante pode ser bem orientado quando escuta o povo. A contraposição de forças, entre a modernidade e o retrógrado, representado pela Rainha, também se faz presente. 

“É a Menina Ventania que vai arejar a cabeça do rei. A mensagem é essa: os governantes precisam arejar a cabeça. Tudo isso contado de maneira que o público infantil possa entender e o adulto, refletir”, afirma. 

Ainda de acordo com José Luiz Ribeiro, o texto bem humorado apresenta uma mensagem de esperança: “Nesse momento de individualismo, um grupo vai organizar o pensamento do rei. O encontro com o povo vai estabelecer a guia desse relacionamento”, relata. 

Cinco décadas de teatro infantil e parceria com a UFJF 

Com “A Menina Ventania”, o Grupo Divulgação celebra os 50 anos do Departamento de Teatro Infantil da companhia. O texto escolhido para a primeira montagem voltada às crianças, foi o de “A Onça de Asas”, de Walmir Ayala, em 1973. 

Para a atriz e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom), Márcia Falabella, a ida ao teatro representa uma vivência diferente no cotidiano da criança. “O espetáculo infantil é importante por trazer essa experiência sensitiva, afetiva e estética à criança. É uma oportunidade de ter a experiência do ‘ao vivo e a cores’”, reflete. 

Fundado em 1966, por estudantes da antiga Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile), o Grupo Divulgação é parceiro da Universidade há cinco décadas – sendo, em conjunto com o Coral da UFJF, um dos entes que habitam o Forum da Cultura desde a fundação do centro cultural, em 1972. 

Elenco e equipe

O elenco é composto por Brenda Soares como Ventania, Pedro Moysés como Rei Dudu e Dowglas Mota como Clóvis. Márcia Falabella empresta seu talento ao papel de Intervenção, a Rainha Mãe. Lendel Smânio é o Capitão Godofredo. Os trabalhadores são interpretados por Igor Santos (Clemente), Mateus Omar (Dionísio), Matheus Braga (Cosme), Lúcio Araújo (Chico), Yuri Ávila (Cristóvão) e Bernardo Mendonça (Damião). Mãe Venta é interpretada por Lana Gabriel. Emmanuelle Serdeira é a Marquesa e Samara Borges é a Duquesa, ajudantes de ordens da rainha.

O figurino é assinado por Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Aian Cruz; no apoio ao espetáculo, Jéssica Mazzini e Letícia Rezende. Os arranjos musicais foram compostos por Dionísio Giovanini. Músicas originais, cenário, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112 – Centro

Serviço

“A Menina Ventania”

Teatro do Forum da Cultura 

Datas: 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 30 de setembro e 1º de outubro 

Horário: 17h 

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura

Página do Grupo Divulgação no Instagram