Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são referências em Química e Tecnologia de Materiais e Processos. Na foto, parte da equipe ao lado do coordenador Luiz Fernando Cappa de Oliveira (ao fundo, à esquerda) (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Projeto em Química e Tecnologia de Materiais e Processos, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi contemplado pelo Programa Institucional de Consolidação da Pesquisa Científica e Tecnológica, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa receberá R$3.602.680,80 para investir em avanços científicos, internacionalização, pós-graduação e atendimento ao terceiro setor. Ela foi uma das onze selecionadas em todo o estado para receber recursos que visam melhorar, potencializar e consolidar ações de pesquisa.

A parceria multidisciplinar é o grande destaque do projeto. Além da coordenação do professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, participam treze pesquisadores de diferentes áreas, como Química, Física, Biologia e Farmácia, oriundos de quatro espaços da UFJF: o Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem); o Laboratório Multiusuário de Bioprodutos e Bioprocessos (CentralBio); o Laboratório de Genética e Biotecnologia (LGB); e o grupo de Nanobiotecnologia e Nanotoxicologia (NBNX). “Este projeto é uma espécie de coroação de uma série de atividades executadas nos últimos anos entre um grupo de pesquisadores – mais que isso, de amigos e parceiros –, todos com o mesmo objetivo: fazer pesquisa de alta qualidade”, define Oliveira.

A pesquisa também conta com o envolvimento de cerca de 25 empresas por meio de projetos de mestrados e doutorados acadêmicos-industriais. Ao todo, 30 bolsas foram aprovadas – mesmo número de bolsas que o projeto conseguiu voltadas para iniciação tecnológica. Oliveira reflete que esse contingente “permitiu aos programas de Química e de Farmácia uma recomposição das bolsas perdidas nos últimos anos”. A equipe científica destaca que o projeto ainda impacta diretamente o sistema mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), uma prioridade para o desenvolvimento do estado. “A tendência nacional é de investimentos cada vez maiores em grupos e laboratórios multiusuários.”

Novos equipamentos vão impulsionar pesquisa e inovação na UFJF em áreas estratégicas

O trabalho desenvolvido pelo grupo multidisciplinar da UFJF afeta áreas essenciais para o cenário sócio-econômico do estado e do próprio país, como a indústria de alimentos e bebidas, fármacos, produtos naturais e novos materiais. As frentes de pesquisa estudam esses temas por meio de técnicas de espectroscopia vibracional, análises por cromatografia, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. O dia a dia dos pesquisadores será renovado com o mais recente financiamento, possibilitando a aquisição de um aparelho Raman e um Raman portátil, que vai facilitar o estudo das amostras, permitindo “levar” o laboratório até elas.

O coordenador do projeto Luiz Fernando Cappa de Oliveira explica que as expectativas são que o investimento acarrete o aumento dos índices de produção científica, de formação de recursos humanos e de desenvolvimento tecnológico – de forma que a relevância da pesquisa se dê nas parcerias com o setor privado e nos índices considerados nas avaliações feitas por órgãos de fomento governamentais, como a própria Fapemig, o CNPq, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Investimentos de multinacionais e cooperação internacional

O coordenador do projeto frisa a importância da pesquisa para a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFJF. Atualmente, os pesquisadores consolidam parcerias com a Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), INRAe (França), Universitat de Barcelona (Espanha) e Sobolev Instituto de Matemática (Rússia). Entre os contratos de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) já vigentes, estão empresas como Danone (França), Coca Cola (EUA), John Bean Technologies Corporation (Holanda), Chr. Hansen (Dinamarca) e Vigor (México).

Assim como Oliveira destaca, a conquista está diretamente ligada ao desenvolvimento e reconhecimento da UFJF de maneira geral. Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto, a participação também ilustra o crescimento da instituição no cenário da pesquisa. “À medida que a Universidade tem crescido e ganhado relevância e destaque, temos alcançado maior êxito nesses editais, cada vez com um maior número de projetos contemplados e maior volume de recursos entrando na instituição consolidando, a excelência das pesquisas desenvolvidas aqui”, pontua a professora.

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU

As ações de pesquisa da UFJF estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As pesquisas citadas nesta matéria se alinham ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de qualidade) e 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).

Outras informações:

Resultado de Julgamento da Chamada 03/2023 – Programa Institucional de Consolidação da Pesquisa Científica e Tecnológica