O pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Saulo de Freitas Araujo, em parceria com a professora da University West of Georgia (UWG), Lisa M. Osbeck, lançaram juntos o livro “Ever not quite”, pela editora britânica Cambridge University Press, reconhecida como a segunda maior editora universitária do mundo. A obra apresenta um estudo inédito sobre como o conceito de pluralismo aparece na psicologia contemporânea, tendo a proposta de William James, um dos principais nomes do campo da psicologia em todo o mundo, como fio condutor da investigação.

O livro tem como referência o pensamento do importante filósofo e psicólogo William James, um dos grandes responsáveis pela introdução e promoção da psicologia nos EUA (Foto: Divulgação)

No livro, os autores exploram as dimensões distintas do termo “pluralismo” e ressaltam a ideia central subjacente a todas elas, que pode ser resumida na expressão que intitula a obra: “Ever not quite”, que em uma tradução aproximada seria “nunca completamente” ou “sempre de forma incompleta”, que simboliza a limitação do pensamento humano.

“Por mais que nos esforcemos, nunca seremos capazes de compreender a realidade como um todo, mas apenas de modo parcial. Sempre falta alguma coisa. Cada um desses pluralismos tem implicações diretas para a psicologia”, alega Araujo. No entanto, ele observa que há um descaso ou uma falta de interlocução com James entre os psicólogos contemporâneos que se valem do conceito de pluralismo para sustentar argumentos próprios, “o que acaba gerando uma série de problemas”.

O pesquisador ainda destaca que o estudo não se limita a uma análise histórica ou filosófica do pensamento de James, mas busca mostrar como suas ideias podem refletir em questões atuais da psicologia. “A psicologia, como outras ciências humanas, gira em círculos, de modo que as questões fundamentais sobre seu objeto, seus métodos e suas técnicas acabam ressurgindo de um modo ou de outro. Assim, ao menos sob certo ponto de vista, os autores clássicos são fontes inesgotáveis de inspiração e reflexão para o que fazemos na atualidade. O problema do pluralismo é apenas um exemplo, mas há muitos outros”, pondera.

Além disso, Araujo ressalta outras conexões da obra com o mundo contemporâneo, marcado por crises sociais, políticas e ambientais. “Em épocas sombrias como a nossa, marcada pela intolerância, pela violência e pela soberba, o pensamento de James serve ao menos como antídoto contra o dogmatismo e nos remete a uma condição de humildade epistemológica. Creio que isso seja relevante não apenas para a psicologia e para os psicólogos.”

Estudo pioneiro

Segundo Araujo, é a primeira vez que um estudo desta natureza é publicado na literatura científica, mas, apesar do tema ser novidade no mercado, a ideia de escrever o livro sobre a psicologia em James é antiga. “Eu venho estudando seu pensamento há alguns anos e cada vez mais vejo a atualidade de suas reflexões para a constituição da psicologia”, explica o professor.

O projeto começou a ganhar forma entre 2016 e 2017, quando Araujo foi professor na University of West Georgia, nos Estados Unidos. Foi justamente nessa época que surgiu a parceria com a pesquisadora Lisa Osbeck, que é professora na instituição. Os interesses em relação à história e os fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia uniram os docentes, que passaram a compartilhar entre si alguns problemas da psicologia contemporânea, tomando como referência a figura de William James.

A psicologia e outras ciências humanas revisitam constantemente questões fundamentais sobre seu objeto, métodos e técnicas, segundo Araujo (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Como preparação para este trabalho, começamos escrevendo um artigo sobre a relação entre psicologia e filosofia na obra de James para a Oxford Encyclopedia of the History of Psychology. Logo depois, resolvemos construir juntos este projeto que deu origem ao livro”, relata Araujo. Para Osbeck, foi uma grande honra participar da estruturação da obra junto com o professor brasileiro. “Nossa esperança é que o livro contribua para o aprendizado em James e traga clareza para a distinção das diversas formas de pluralismo”.

Osbeck acredita que a obra pautada no legado deste importante filósofo americano poderá suprir defasagens que o campo da psicologia ainda apresenta. “Por meio desse estudo, evidenciamos a relevância do complexo, mas poderoso pensamento de James para o ramo da psicologia, que apresenta inúmeros conceitos de pluralismo sem uma quantidade suficiente de análises de significados e implicações mais amplas para além do campo”, explica a pesquisadora.

O livro pode ser adquirido por meio do site da editora Cambridge University Press, no qual também é possível obter outras informações sobre o produto.

Outras informações:

Livro “Ever not quite