Os programas de residência multiprofissional do Hospital Universitário (HU) da UFJF irão utilizar a avaliação no Exame Nacional de Residência (Enare) 2023/2024 para seleção dos candidatos. O certame é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

As inscrições começam na próxima quarta-feira, dia 23, seguem até 14 de setembro, e devem ser feitas na página do Enare, onde também é possível encontrar o Painel de Vagas. O HU/UFJF oferece 56 vagas para programas de residência multiprofissional e 78 vagas dos programas de residência médica, os quais já utilizavam o Enare como forma de seleção nos anos anteriores.

As inscrições têm o valor de R$195 para as especialidades de residência multiprofissional, e de R$310 para as de residência médica. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem pedir isenção da taxa. Também é possível obter a isenção por meio da comprovação da renda. 

Confira no site do HU os editais completos. 

O Enare

A avaliação do Enare é realizada em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é formada por uma análise curricular, com caráter classificatório. A prova objetiva será realizada em diferentes cidades do país – Juiz de Fora é uma dessas localidades. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a cidade de realização do exame. 

A prova objetiva será aplicada em 29 de outubro, com divulgação do resultado em 27 de novembro. O resultado da análise curricular sai em 6 de dezembro. O período de escolha para admissão, a divulgação do resultado e a abertura das matrículas acontecem entre janeiro e fevereiro de 2024. Na página do Enare, é possível verificar o calendário completo do exame. 

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem. O estudante sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para se candidatar na instituição em que pretende atuar. Ao todo, serão disponibilizadas 5.096 vagas para residências médicas, uni e multiprofissionais em diversas partes do país. 

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto, explica os motivos para a nova adesão da instituição ao sistema. “A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFJF decidiu aderir ao Enare para ampliar a capacidade de aplicação da prova e abranger um maior número de candidatos, não só de Minas Gerais, como de outros estados. Dessa forma, conseguimos ampliar a divulgação e a atração de estudantes que gostariam de cursar a residência dentro da Universidade.”