Está aberta a pré-venda de passagens para as visitas técnicas da 46ª Semana da Engenharia, promovida pelo Diretório Acadêmico (DA) Clorindo Burnier, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitas pretendem unir conhecimento e networking, integrando estudantes, professores, empresas e profissionais de Juiz de Fora, a fim de impulsionar o crescimento profissional e a atualização nas tendências da área.

Participantes podem visitar uma usina nuclear, em Angra dos Reis; uma cervejaria, no Rio de Janeiro, uma siderúrgica de aço e uma empresa líder em soluções ambientais, em Juiz de Fora (Foto: Aline Carvalho)

Durante esse período, os participantes vão poder visitar uma usina nuclear em Angra dos Reis e uma cervejaria no Rio de Janeiro. Além disso, uma siderúrgica de aço e uma empresa líder em soluções ambientais, em Juiz de Fora, também estão na programação.

As visitas possuem valores de deslocamento de R$ 30 e R$ 120 reais, dependendo do destino. É necessário realizar a inscrição e preencher o formulário on-line para a reserva de vagas, que possui um limite de participantes.

Outras atividades
De acordo com a estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental e diretora de eventos do DA, Ana Vitória Duque, a Semana é a mais tradicional na Faculdade de Engenharia. Além disso, há palestras, minicursos, rodas de conversas e atividades lúdicas. “É um momento de grande troca de conhecimento dos profissionais que estão no mercado e trabalham diretamente com essas ‘novidades’ com a comunidade acadêmica, principalmente com os estudantes.”

A programação prevê ainda um workshop de teatro, que aborda práticas básicas, além de  algumas habilidades que se aplicam à área da Engenharia, como oralidade, pensamento rápido e trabalho em equipe. As inscrições para as demais atividades, como minicurso, rodas de conversas, dentre outras, têm início a partir de 3 de agosto, de forma on-line. Já presencialmente, a partir do dia 14, na sala do Diretório.

Há entrega de certificados de participação.

Semana da Saúde Mental
No mesmo período, também acontece a sétima edição da Semana da Saúde Mental. O evento é outra iniciativa do DA. De acordo com Ana Vitória, a necessidade de debater mais sobre a saúde mental dos estudantes de Engenharia e até mesmo dos alunos que estudam a área de exatas, de um modo geral, foi um estopim para a inclusão do assunto na programação.

Profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e outros agentes de saúde são os convidados para realização de palestras sobre alimentação, saúde mental, primeiros socorros e rendimento acadêmico. Todas as atividades ocorrem nos anfiteatros da Faculdade de Engenharia.

O evento é aberto a todo público e não somente para estudantes de Engenharia da UFJF. É cobrada uma taxa de R$ 5 para alunos auxiliados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Já para os demais públicos, a taxa é de R$ 12.

Confira a programação.