Representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o atleta Francisco Perrout de Lima venceu a Corrida da Fogueira pelo segundo ano consecutivo. A 74ª edição da prova, disputada no sábado, 22, contou com a participação de 1.000 corredores na categoria geral masculina. Perrout é bacharel em Educação Física e recém-aprovado para o mestrado na área, na UFJF em associação com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Francisco Perrout Lima cumpriu o percurso de 7km em 22m52s2, 4 segundos à frente do segundo colocado (Foto: Jean Gobbi/Arquivo Pessoal)

O bicampeão cumpriu o percurso de 7km em 22m52s2, quatro segundos à frente do segundo colocado. A largada e a chegada da corrida aconteceram na Praça Poeta Daltemar Lima, a praça do bairro Bom Pastor. Para Francisco Lima, o simbolismo da prova a torna especial no calendário de quem corre. “É uma corrida muito importante, a mais tradicional de Juiz de Fora, uma das mais tradicionais do estado e do Brasil”. 

Atleta e pesquisador
A trajetória de Francisco Lima com o atletismo está ligada à UFJF desde a infância: ele foi um dos alunos do projeto de extensão Cria UFJF. A iniciativa promove treinamento de iniciação ao atletismo junto a jovens com idade a partir de 12 anos. Os treinos podem ter foco na participação em provas de corrida, salto e lançamento em competições oficiais. 

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Fundamentos da Educação Física, Jorge Perrout, ex-treinador e pai de Lima. Na avaliação do docente, o resultado positivo é uma demonstração do papel da universidade pública. “O sucesso do Francisco é fruto do talento e dedicação dele e a Universidade contribuiu com o ambiente e as ferramentas. Entendo que esse é o papel da instituição, algo que a UFJF tem cumprido com excelência.” 

Desde a entrada como aluno do projeto de extensão, Lima – hoje com 23 anos de idade – já conta com 16 anos de presença na Universidade. Recém-aprovado para o mestrado em Educação Física (no qual será orientado pelo professor Moacir Marocolo Júnior, do Departamento de Fisiologia da UFJF), ele também é bolsista de extensão do projeto Cria UFJF. 

Para o corredor é uma satisfação “poder abrir as cabeças desses jovens sobre as possibilidades do esporte e da Universidade. Me dá muita alegria falar que esse é um local que pertence a eles, que aqui eles podem se sentir à vontade e serão respeitados. E que podem sonhar em um dia serem estudantes de graduação da UFJF”, reflete. 

O interesse pela pesquisa acadêmica também é uma das motivações profissionais do atleta. “A UFJF nos dá muitas perspectivas. Uma vez que não sou só corredor, também sou profissional de Educação Física. Agora estou em busca de ser pesquisador, quem sabe um dia, professor universitário. A Universidade abriu um leque de possibilidades para mim.” 

Cria UFJF
O projeto de extensão Cria UFJF atende jovens com idade a partir de 12 anos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, a partir das 16h, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), no campus. Interessados devem procurar os professores no local durante as atividades. 

Outras informações
(32) 2102-3292 – Secretaria da Faefid.