Seminário visa evidenciar trabalhos que abordem as temáticas contemporâneas do campo museológico. (Foto: Maria Pontes/Coletivo JF Fotográfico)

O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (Mamm/UFJF) está com inscrições abertas para propostas de comunicação oral para o 2º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão. Os interessados devem enviar o resumo do trabalho até 1º de agosto. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de outubro.

O objetivo do Seminário, projeto que integra o Programa de Pesquisa do Mamm/UFJF, disposto no Plano Museológico da Instituição, é evidenciar trabalhos que abordem as temáticas contemporâneas do campo museológico.

“Os acervos como arcabouço de investigação, as ações de divulgação, como exposições e outros eventos, bem como a atuação das instituições na preservação e na memória são algumas possibilidades de diálogo que pretendemos estabelecer ao longo do Seminário”, ressalta a presidente da comissão organizadora do evento Carmem Mattos.

Carmem ainda considera que esta seja uma oportunidade para que os pesquisadores possam demonstrar os avanços encontrados em suas próprias instituições e, em conjunto, refletir acerca dos desafios encarados no âmbito museal.

Submissão de resumos

As propostas de comunicação oral deverão conter o título da apresentação, um resumo com duzentas palavras, 3 palavras-chave e o mínicurrículo do(s) autor(es). Os trabalhos poderão ter até 3 autores.

A submissão de resumo deverá ser encaminhada para o e-mail seminariomamm@gmail.com até as 23:59 do dia 01 de agosto de 2023. Não serão aceitas inscrições após essa data e horário.

A aprovação dos resumos será informada por e-mail. O autor deverá encaminhar o trabalho completo, até o dia 1º de setembro de 2023, para publicação nos anais on-line do evento. O template para envio dos textos completos será disponibilizado no dia 11 de agosto de 2023.

As comunicações orais terão duração de quinze minutos cada. Ao final do período das apresentações, haverá abertura para perguntas e debates.

Sobre o Seminário

O Seminário Museu de Arte Murilo Mendes  foi organizado, conceitualmente, com vistas a discutir, refletir, instigar e divulgar novos questionamentos sobre temas relevantes à cadeia operatória de pesquisa, preservação e difusão do acervo musealizado do MAMM/UFJF.

Foi realizado pela primeira vez em 2022, integrando a programação da 20ª Semana Nacional de Museus e contanto com a participação de professores universitários, profissionais da equipe técnica do Mamm/UFJF e pesquisadores e discentes de mestrado e doutorado, vinculados a diversos Programas de Pós-graduação.

Consoante com a missão universitária, o Seminário busca reafirmar o engajamento acadêmico e o compromisso de interlocução com a sociedade, por meio de debate e a construção de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.

Outras informações: producao.mamm@ufjf.br e (32) 2102-3583