Em comemoração ao dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, o Diretório Acadêmico Vladimir Herzog, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a primeira Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, entre os dias 18 e 21 de julho.

As atividades contam com uma oficina de fotografia e colagem, além de debates que abordam a relação dos corpos negros e do assédio e a representatividade das mulheres em produções audiovisuais.

De acordo com a representante do Diretório Acadêmico da Facom, Leilane Germano, a ideia da iniciativa é ampliar, dentro da Universidade, um debate sobre a igualdade racial, a partir do olhar em relação aos currículos de ensino e da importância de formar profissionais que promovam o debate antirracista dentro de seus campos.

“Queremos a população negra representada e atuante nas bancadas, nas produções audiovisuais, como atores em produções, editores, diretores e todos os espaços possíveis desse campo. Só assim, através da real representatividade e valorização do trabalho negro, que vamos avançar nos discursos antirracistas. É preciso levantar questionamentos sobre representatividade, acesso a espaços diversos e o que ainda precisamos avançar no que tange a igualdade racial”, enfatiza Leilane.

Dentre as convidadas para o evento, estão a diretora geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales; a produtora Renaya Dorea; a atriz e bailarina, Caroline Gerhein; a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Samara Miranda, dentre outras.

A oficina de fotografia e colagem conta com 20 vagas disponíveis. Para se inscrever, basta preencher o formulário para inscrição. As demais atividades não exigem inscrição prévia. O evento é gratuito e acontece no prédio da Faculdade.

Confira a programação completa:

Terça (18/07) às 16h30: Oficina de fotografia e colagem de lambes com Paula Duarte

Quinta (20/07) às 16h: Roda “Meu corpo não é público – As relações entre assédio e corpos negros”, com Samara Miranda e Leilane Germano

Quinta (20/07) às 17h30: Mesa sobre audiovisual com Renaya Dorea, Giane Elisa e Caroline Gerhein

Sexta (21/07) a partir de 12h: Apresentação cultural com Má Leri, Maracatu e Sarau de Poesias

Outras informações podem ser encontradas nas redes sociais do Diretório Acadêmico Vladimir Herzog.