Alunos da disciplina eletiva Temas em Empreendedorismo III da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF (Facc) participam, na próxima quarta-feira, 12, da “Competição de Planos Estratégicos”, que acontece no Moinho. O evento é o resultado da combinação entre teoria, prática e extensão. Os 25 alunos da turma foram divididos em quatro equipes participantes, que deverão apresentar um plano estratégico para uma empresa de vestuário juiz-forana.

Em visita à empresa, alunos puderam conhecer a produção e tirar dúvidas com a equipe

De acordo com o professor Thiago Almeida, os estudantes passaram os primeiros meses da disciplina aprofundando conhecimento teórico sobre o crescimento em organizações empreendedoras, e depois passaram a investigar o contexto de mercado da Chico Rei. Os alunos visitaram a empresa, entrevistaram seus gestores e pesquisaram sobre concorrentes e consumidores.

“As disciplinas baseadas em extensão são muito importantes por estarem alinhadas com a política curricular atual da Universidade e por proporcionarem experiências conectadas ao mundo do trabalho.”

Segundo o professor, entre os aspectos a serem analisados na competição, estão: coerência entre as estratégias propostas e os diagnósticos desenvolvidos; qualidade criativa das propostas; dinâmica da apresentação e consistência analítica. A banca avaliadora dos trabalhos será composta por membros da empresa e convidados externos. A equipe vencedora irá receber um vale cultura no valor de R$500.

“Os estudantes são expostos a situações reais de mercado, recebem feedback de profissionais com sólida experiência, e isso contribui enormemente para o desenvolvimento de suas trajetórias. Além disso, gera visibilidade do trabalho e do talento deles, oportunizando futuras experiências de trabalho.”

Para o aluno do 9º período de Administração, João Pedro Itaboraí, durante as aulas, foi possível desenvolver diferentes estudos de caso relacionados a empreendedorismo e estratégia. “Desde o início de nosso trabalho já houve algumas mudanças no plano proposto, mas acredito que conseguiremos trazer algo único e que buscará surpreender, assim como os outros grupos, que seguirão por outros caminhos, com trabalhos bons e inovadores.”

O evento é aberto ao público, gratuito e não precisa de inscrição prévia. A competição está marcada para acontecer a partir das 18h45. O Moinho fica localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900 – Bairro Francisco Bernardino.