A equipe de Robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou a terras francesas para a 26ª edição do RoboCup 2023. Os alunos, que fazem parte da Rinobot Team, participam, a partir desta terça-feira, 4, em Bordeux, do evento que é considerado a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo.
O objetivo da RoboCup é compartilhar conhecimento, destacar as últimas inovações e promover o progresso técnico e científico na área. A expectativa da organização é de que o evento reúna 40 mil visitantes e pesquisadores em robótica e inteligência artificial. Durante sete dias de competição, dois mil robôs de 45 países competem pelo mais alto lugar no pódio.
A equipe Rinobot da UFJF concorre, entre os dias 6 e 10 de julho, na categoria Standard Platform League (SPL), na qual alunos são responsáveis pela programação de robôs que disputam uma partida de futebol com cinco jogadores, sendo quatro de linha e um no gol. Os equipamentos são autônomos, ou seja, não há qualquer interferência humana nas atividades do androide no meio da disputa. Para isso, a equipe conta com um setor que desenvolve atividades direcionadas para esse objetivo, como visão computacional, estratégia e controle. Sete membros participam do evento, além da professora da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF, Ana Sophia Cavalcanti.
O estudante de Engenharia de Computação e membro da equipe, Felix Miranda, comenta, com entusiasmo, a participação da UFJF: “A expectativa é poder estar entre as maiores mentes pensantes do mundo no que tange à inteligência artificial e ter a oportunidade de ouví-los, tanto no que diz respeito ao robô que produzimos quanto à apresentação de um novo norte, para que possamos levar estes conhecimentos para o nosso país e crescer nesta área.”
Paralelamente à competição, a programação conta com simpósios de pesquisa com especialistas ligados em robótica e inteligência artificial, bem como fóruns de discussão e espaço dedicado à robótica agrícola.
Custeio
Em função dos altos custos, a equipe contou com o apoio da UFJF, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), para viabilizar recursos para a viagem. Segundo Miranda, os alunos também buscaram parcerias com empresas privadas para a inscrição no evento.
Rinobot
A ida da Rinobot para a competição internacional se soma a uma série de conquistas de competições, desde a sua criação, em 2016. A mais recente neste ano, chegando ao pódio duas vezes na Inatel Robotics National Cup (IRONCup), organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com o primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha e a terceira colocação, na Very Small Size Soccer.
Já em 2021, esteve presentes na 20ª Latin American Robotics Competition (LARC) e 19ª Brazilian Robotics Competition (CBR), em formato remoto, e sendo premiada com o terceiro lugar na modalidade Very Small Size Soccer 5×5.
Em 2018, a Rinobot também marcou presença entre as 24 equipes classificadas para competir na Copa Mundial de Robôs (RoboCup), realizada em Montreal, no Canadá, com a participação de 35 países, quatro mil pessoas e cinco mil robôs.
Outras informações
(32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia-UFJF)
RoboCup23