A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) figurou, pela segunda vez, no QS World University Rankings. Na edição de 2023, que reuniu mais de 1.400 instituições de ensino superior do mundo, apenas 35 são brasileiras e a UFJF aparece como a 18ª melhor universidade do país. A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada, no contexto mundial, na 85ª posição.
Se consideradas apenas as instituições mineiras, a UFJF alcança a 2ª colocação, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) eleita a melhor do estado. Também apareceram no ranking a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), respectivamente.
A divulgação, realizada na terça-feira, 27, acontece anualmente e é uma das principais avaliações do ensino superior. A consultora global de ensino superior QS Quacquarelli Symonds avaliou 2.963 instituições de 104 países.
Para o ranking, geralmente, são avaliadas oito categorias: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, citações por faculdade, proporção de professores por aluno, qualificação de docentes, citação por artigo/trabalho, impacto na web, rede de pesquisa internacional.
No entanto, nesta edição, o QS fez alterações na metodologia, criando três novas métricas: sustentabilidade, inserção no mercado de trabalho e rede internacional de pesquisa. Além disso, a organização do ranking ajustou a ponderação de alguns indicadores: reputação acadêmica, reputação frente aos empregadores e proporção aluno/docente.
De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michele Farage, este é um reconhecimento significativo, em particular por ser oriundo de uma pesquisa realizada por um instituto independente e para a qual a UFJF não realiza qualquer ação direcionada.
“Este resultado vem ao encontro da recente avaliação oficial, em que a comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) atribuiu à UFJF o conceito máximo.”
Segundo o Ranking, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) segue como a universidade número um do mundo por mais de dez anos.
Leia mais: Ensino de excelência: UFJF obtém nota máxima na avaliação do MEC
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial