Arraiá do RU criou ambiente junino durante as refeições (Foto: Carolina de Paula)

A segunda edição do Arraiá do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi realizada nesta sexta-feira, 23, trazendo as festividades típicas desta época do ano. Com música, dança, pescaria, correio elegante, decoração temática, além de um cardápio tradicionalmente junino, os usuários puderam desfrutar de uma experiência única no ambiente universitário. Nas unidades do RU, campus e centro, foram servidas mais de 6 mil refeições no café da manhã e no almoço. A festividade continua para o jantar.

“Nos sentimos acolhidos com uma comida afetiva em uma culinária que remete a esse lado aconchegante”, comentou o estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Pedro Oliveira. (Foto: Carolina de Paula)

Logo cedo, o número de refeições servidas no café da manhã foi quase seis vezes maior que o habitual. No desjejum, os frequentadores dispunham de cachorro-quente, bolo de fubá, pão com manteiga, leite, café e frutas. Com trajes típicos de festa junina, o estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Pedro Oliveira, ressalta que a iniciativa trouxe um momento afetivo.

“Toda a decoração foi pensada com muito carinho. Uma ornamentação maravilhosa como essa, para mim, representa um momento muito significativo. Nessa época do ano, a gente queria estar com a família, comemorando com eles, porém, estamos em período de aula e isso não tem sido possível. Pelo menos, nos sentimos acolhidos com uma comida afetiva em uma culinária que remete a esse lado aconchegante”, conta o estudante.

De acordo com a coordenadora do RU, Adriana Souza, os preparativos para o evento duraram cerca de um mês. Ainda aponta que os estudantes tiveram participação direta na escolha do cardápio e das atividades desenvolvidas no arraiá.

“A nossa intenção foi trazer esse espírito da festa junina aos estudantes. Essa época do ano remete a uma coisa de acolhimento e de uma festa familiar. A ideia é fazer essa integração dos estudantes aqui na universidade e trazê-los para o RU que é um espaço de acolhimento.”

Durante o almoço foram servidos pratos típicos da festividade junina. (Foto: Carolina de Paula)

Integração
A coordenadora da empresa BG Soluções Alimentícias, Ana Carolina Araújo, celebrou a ação, dizendo que todo o trabalho foi uma força tarefa entre os envolvidos. “É um evento grande. Nossa equipe inteira está voltada para o Arraiá do RU, tanto para preparar a comida quanto para a decoração.”

Para o diretor de Relações Institucionais do Diretório Central dos Estudantes (DCE), César Augusto Maciel, a participação dos estudantes na construção do arraiá é muito importante porque muitos alunos dependem todos os dias do RU.

“Ter um dia diferente reforça tudo o que a gente tem falado, principalmente na questão de restaurar a confiança política do restaurante universitário, que passou por diversas divergências. Da mesma forma que nós pedimos a feijoada, o strogonoff, o arraiá do RU, novamente, vem atender os pedidos de todos”, enfatiza Maciel.

Experiências

Pescaria foi uma das atrações diferenciadas do Arraiá do RU. (Foto: Carolina de Paula)

Os estudantes do 8º período de Moda, Érick Amorim e Micaela Faustino, gostaram da refeição servida durante o almoço. Segundo os alunos, momentos como esses, são formas de variar o cardápio e proporcionar experiências de afetividade entre os acadêmicos.

“Estamos achando uma iniciativa muito boa, até para poder juntar as pessoas de vários cursos. Às vezes nós temos alguns pratos repetitivos, mas hoje temos a oportunidade de aproveitar outros pratos de festa junina. É bom também para a gente se divertir um pouco, principalmente em final de período”, finalizam os discentes.

Confira as fotos do Arraiá do RU.