O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi o  museu brasileiro com maior engajamento durante a MuseumWeek 2023, evento anual internacional realizado em parceria com a Unesco. A instituição ocupou a 49ª posição do  ranking mundial da categoria que engloba galerias, bibliotecas, arquivos, museus e artistas,  sendo a entidade brasileira mais bem colocada. 

Os dados são do relatório publicado pela comunidade internacional de trabalhadores de museus,  artistas e criadores digitais, que organiza o evento. A partir do monitoramento das hashtags  oficiais da MuseumWeek 2023, a organização listou os principais influenciadores que  participaram das atividades propostas. Para calcular o engajamento de cada instituição, foram medidos os indicadores-chave de desempenho (KPI) dos participantes em cada rede  social. 

O primeiro colocado do ranking foi o Castelo de Chambord (França), seguido pelo Regimento dos Granadeiros Montados (Argentina) e pelo Museu e Memorial de Auschwitz-Birkenau (Polônia). A lista ainda conta com instituições como Museu de Arte Moderna, de Buenos Aires (Argentina), em décimo, Museu Egípcio (41º, Egito), Museu Britânico (48º, Reino Unido), Fundação Joan Miró (82º, Espanha) e Unesco (106º). 

Dentre as instituições brasileiras, estão Museu do Ingá (53º), Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (58º), Museu Catavento (78º), Parque Histórico de Carambeí (103º) e Museu do  Diamante (158º). 

O superintendente do Mamm, Aloisio Castro, destaca que a instituição recebeu a notícia com  grande entusiasmo: “Trata-se de um excepcional e notório reconhecimento da atuação da  missão museológica de preservação, pesquisa e difusão do Mamm no cenário museológico  nacional. Estamos felizes e celebrando a importância dessa significativa conquista em nossa  história institucional que, por meio das redes sociais, conecta nosso museu com a comunidade  global”. 

Clique aqui e confira o ranking completo da categoria. 

Museum Week
A MuseumWeek é um evento virtual que acontece anualmente com o intuito de promover  museus e instituições culturais ao redor do mundo. Durante o evento, as entidades participantes compartilham conteúdos temáticos em suas redes sociais e organizam eventos especiais em seus  espaços. 

A primeira edição aconteceu em 2014. O Mamm participa desde 2019 e todos os conteúdos publicados durante os  eventos podem ser conferidos no Instagram e Facebook do museu. 

Outras informações
producao.mamm@ufjf.br 
(32) 2102-3583