Estão abertas as inscrições para o 4º Colóquio do Núcleo de Geografia, Espaço e Ação (NuGea), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro tem como objetivo apresentar as pesquisas e atividades desenvolvidas no núcleo a partir da concepção do espaço como importante elemento nas práticas dos sujeitos sociais. O evento gratuito é aberto a toda comunidade e conta com a participação de professores e alunos integrantes do núcleo, oficinas e palestrantes convidados.

Originalmente planejado para acontecer em 2020, a quarta edição do colóquio teve que ser adiada devido à pandemia de Covid-19. Agora, em 2023, a organização foi retomada e as atividades estão programadas para os dias 2 e 3 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. As inscrições para as oficinas estão abertas até 26 de junho, e para as palestras, é possível se inscrever até 22 de setembro. A participação garante a emissão de certificado.

A coordenadora do Nugea, Clarice Cassab, expressa a expectativa de retomar o espaço e a periodicidade do evento, agora com um núcleo renovado, composto por novos docentes, projetos de pesquisa e extensão. “O objetivo é estabelecer definitivamente o colóquio como um evento referencial no calendário acadêmico. Pretendemos com o Colóquio publicizar a produção do NuGea, projetando nossas ações, promovendo parcerias e, sobretudo, construindo um espaço de divulgação científica”, pontua.

O processo de credenciamento ocorre no dia 2 de outubro, a partir das 9h. A conferência de abertura, que está marcada para às 10h, aborda o tema “Novos nexos entre tecnologia, informação e espaço: capitalismo de plataforma e uberização do trabalho”, com a participação do professor Fábio Tozi, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG).

Confira a programação completa.

Outras informações:
Colóquio o Núcleo de Geografia, Espaço e Ação