Atualizada na quinta-feira, 15, às 17h25

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá disponibilizar 845 vagas, em 40 cursos,  por meio da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023.2). Podem participar candidatos que realizaram as provas do Enem 2022. São 677 vagas em 32 cursos no campus sede; e outras 168 em oito cursos de Governador Valadares. Do total, mais de 420 são destinadas às ações afirmativas (cotas).  

As inscrições para esta edição estarão abertas entre os dias 19 e 22 de junho. Os resultados saem no dia 27 do mesmo mês. Para participar, é preciso ter concluído o ensino médio, ter feito as provas do Enem em 2022 e pontuado na prova de redação (nota diferente de zero). 

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2022. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções de curso, bem como efetuar o cancelamento da inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente, conforme o processamento das inscrições efetuadas.

Por que estudar na UFJF? Veja as razões para ingressar em uma das melhores instituições do país

Matrículas

O resultado dos aprovados será divulgado no dia 27 de junho e a pré-matrícula deve ser realizada entre os dias 30 do mesmo mês e 4 de julho. Já a documentação deve ser encaminhada on-line entre 11 e 14 de julho. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação.  As aulas, para os aprovados, serão iniciadas no segundo semestre letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico dos cursos. Além disso, para esta edição são previstas sete listas de reclassificações.

Informações sobre a documentação e as reclassificações podem ser encontradas na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). 

Lista de espera
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, durante o período de 27 de junho a 4 de julho. A manifestação de interesse na lista de espera é para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Outras informações: Sistema de Seleção Unificada

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial