O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGEO-UFJF), através do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea), recebem no dia 14 de junho a palestra “Quintais e suas ressignificações: formas de habitar e resistir no espaço urbano”, que será realizada pela professora Rita Montezuma, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento acontece no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH), às 19h.

Segundo a coordenadora do Nugea, professora Clarice Cassab, a palestra pretende articular três eixos: natureza, cidade e racismo para pensar como as desigualdades raciais estão presentes na cidade e no espaço urbano. Além disso, temas como racismo ambiental atravessam a discussão. 

“Pensar a relação sociedade-natureza a partir da perspectiva do racismo ambiental descortina a dimensão racial desigual no que se refere ao acesso aos recursos e riscos ambientais. Ou seja, explicita o quanto as injustiças ambientais e os riscos ambientais recaem sobretudo sobre a população negra. Nesta medida, traz à tona a dimensão racial e o racismo como componentes da produção do espaço do ponto de vista ambiental”, explica Clarice.

De acordo com a coordenadora do Nugea, ao pensar em áreas de riscos e classes socioeconômicas, é possível ver uma relação entre localização e distribuição da sociedade por renda no território. Porém, ainda não é o suficiente para compreender o tamanho social dos riscos ambientais.

Clarice exemplifica o caso dos deslizamentos de terra ocorridos em Brumadinho e Mariana, que segundo a professora, são crimes ambientais a partir da chave do racismo ambiental. “Basta, por exemplo, considerarmos que, entre os mortos e desaparecidos, a grande maioria se declararam como não brancos. Eram eles que residiam mais próximos à barragem, portanto, mais sujeitos ao risco do rompimento,” pontua. Ela ainda relata que pessoas pretas são a maioria dos residentes em áreas de maior risco ambiental, morando próximo a lixões, encostas, áreas de inundação e fábricas poluentes.

A palestra é aberta ao público e não é preciso realizar inscrição prévia. A atividade é organizada pelo Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea), núcleo de pesquisa vinculado ao PPGEO-UFJF e faz parte da disciplina “A produção do espaço urbano” ministrada pela professora Clarice Cassab e pelo professor Wagner Batella no Programa de Pós-graduação em Geografia.

A temática dialoga com temas de pesquisa de dissertação de alguns dos discentes que estão cursando a disciplina. Não haverá inscrição e, portanto, também não terá emissão de certificado.

A palestrante

A professora Rita Montezuma tem desenvolvido pesquisas e ações no campo das Geografias Negras pensando na natureza, cidade e racismo. Além disso, é docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF, formada em Biologia com doutorado em Geografia. Também trabalha com temáticas relacionadas às Geografias Negras, conflitos socioambientais, ecologia da paisagem e biogeografia urbana.

Outras informações: Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea)