Graduação apresentou desempenho satisfatório nas três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. (Foto: Carolina de Paula)

O Bacharelado em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu a nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a renovação do reconhecimento da graduação. O curso demonstrou um desempenho satisfatório nas três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. A avaliação in loco virtual ocorreu nos dias 29 a 31 de maio.

De acordo com o relatório, os avaliadores atribuíram nota 5 ao curso presencial de Bacharelado em Ciência da Religião devido à política institucional clara e objetiva referente às atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Segundo Elisa, o resultado é fruto de um trabalho colaborativo entre especialização, graduação e pós-graduação. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo a coordenadora do curso, Elisa Rodrigues, a preparação para  a avaliação contou com o apoio da Procuradoria Educacional Institucional e da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), além do suporte de várias pró-reitorias, dos técnico-administrativos em Educação (TAEs) e do corpo docente. 

 “Entendemos que proporcionar um ambiente de livre debate para que nosso corpo discente compartilhe conhecimento e experiências, mesmo em diferentes níveis e estágios de seus percursos formativos, pode ser potente para todos e todas”, destaca Elisa.

Outro ponto importante que Elisa destaca são as pesquisas realizadas nos grupos e núcleos de estudo, além de um corpo docente qualificado e disposto para o ensino e a pesquisa, o que se materializa em eventos acadêmicos, seminários, rodas de conversa, mesas, debates, minicursos e outras ocasiões dessa natureza.

Já a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farge, ressaltou a importância do resultado não apenas para o curso, mas para toda a Universidade, especialmente após dois anos de pandemia, nas quais as aulas foram realizadas de forma remota e a instituição enfrentou restrições orçamentárias. “O resultado excelente é uma evidência do trabalho realizado com dedicação e seriedade pelo corpo docente, pelo TAEs e a gestão universitária”, ressalta. 

Estrutura e corpo docente de qualidade 

Bertante pontua que o curso possui um corpo docente competente e diversificado, que enriquece as discussões e pesquisas. “A variedade de conhecimentos contribui para as expectativas e abordagens no campo da Ciência da Religião”. (Foto: arquivo pessoal)

Apesar de ser um curso recente, criado em 2010, o Departamento de Ciência da Religião existe na UFJF desde o final da década de 1960. Naquela época, já havia o desejo de criar a graduação, mas a ideia não foi bem recebida, tanto por alguns pesquisadores quanto pela Igreja Católica. Mais de 20 anos depois, o tema começou a ganhar força dentro da Universidade com a criação de uma especialização na área e, em 1993, com o mestrado. Atualmente, o programa de pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF oferece doutorado.

Na avaliação do estudante Rafael Bertante, do 8º período do curso de Ciência da Religião, a graduação se destaca pela pluralidade em vários aspectos, especialmente quando comparado com o início da instituição em 1960. “Naquela época, não era tão claro estudar religião em uma instituição pública. Hoje, acredito que esteja mais bem definido. Estuda-se a religião como um fenômeno humano, compreendendo as transformações e impactos na sociedade decorrentes da religião”, explica.

O discente ressalta que no curso há o incentivo para discutir e debater sobre religião. Isso é alcançado por meio das disciplinas oferecidas, que vão além das discussões teóricas, levando os estudantes a realizar pesquisas e visitas de campo aos grupos religiosos estudados. “O acesso crescente à tecnologia também proporciona o contato com conteúdos digitais e pesquisadores que complementam a formação dos estudantes, dentro e fora da sala de aula”, salienta.

Além disso, o estudante pontua que a graduação possui um corpo docente competente e diversificado, que enriquece as discussões e pesquisas. A variedade de conhecimentos contribui para as expectativas e abordagens no campo da Ciência da Religião.

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