A Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a primeira apresentação em Rio Pomba nesta quarta-feira, 7, às 16h, no Salão Nobre do IF Sudeste MG – Campus de Rio Pomba, sob regência da professora Anna Lamha. A entrada é gratuita.

O público terá a oportunidade de apreciar releituras de clássicos da música, como o Divertimento em Fá Maior K. 138 de Mozart, além de obras de Bach (1685-1750) e Gustav Holst (1874-1934). Em destaque, o solo frente à orquestra ficará por conta dos alunos Edwirges Margarita e Evandro Melo, do curso de Bacharelado em flauta, com apresentação do “Concerto para duas flautas, RV 533” de Antonio Vivaldi (1678-1741).

A coordenadora da Orquestra Acadêmica da UFJF, professora Raquel Rohr, destaca a participação dos alunos como solistas, evidenciando a universidade e o trabalho que é realizado no curso de música da UFJF e enfatizando que a graduação está alcançando seus objetivos ao formar músicos preparados. “Através dos destaques, como Edwirges e Eduardo, podemos ver o reconhecimento”, ressalta.

Segundo Raquel, o evento oferece uma oportunidade para os jovens vivenciarem na prática o ambiente profissional de um músico em uma orquestra, além de possibilitar a difusão dessa experiência cultural em lugares onde essa atividade é menos comum.

“Em Rio Pomba, por exemplo, há mais de 10 anos não ocorre um evento desse tipo. Portanto, a apresentação vai além do ensino e da parte técnica da música. Estamos falando de uma questão social em que os alunos podem levar esse tipo de música para lugares que ainda não possuem essa cultura”, conclui.

Os músicos do conjunto são, em sua maioria, estudantes da disciplina de Orquestra Acadêmica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF. Essa disciplina faz parte do Departamento de Música e integra o Laboratório de Grupos Musicais do IAD.

Orquestra Acadêmica da UFJF

Criada em 2015,  A Orquestra Acadêmica Da UFJF desempenha um papel fundamental na formação dos alunos, abrangendo as áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão, além do seu notável destaque no viés cultural. Além dos concertos, a orquestra também proporciona oportunidades de conhecimento para o público por meio de palestras realizadas pelo professor Rodolfo Valverde, que antecedem as apresentações.

Desde 2015, o grupo realizou concertos em espaços diversos da cidade, como o Auditório do Instituto de Artes e Design, Auditório do MAMM, sala de concertos da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora, entre outros.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design

IF Sudeste – Campus Rio Pomba (32) 3571-5416