As inscrições para o programa Global July 2023 começam nesta quinta-feira, 1º, e seguirão abertas até o dia 25 de junho. Serão ofertados cursos gratuitos nas modalidades presencial e on-line. Em sua sexta edição, neste ano o projeto conta com uma novidade: além de cursos no nível de graduação, cursos no nível de pós-graduação serão oferecidos como disciplinas formais para estudantes dos programas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Global July acontece entre os dias 17 de julho e 11 de agosto, com aulas em inglês, espanhol, francês e italiano. As atividades estão divididas em quatro eixos: Artes e Literatura, Ciências Biológicas e Saúde, Humanidades e Ciências Sociais e Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Podem participar integrantes das comunidades interna e externa à UFJF.

Dentre os mais de 40 cursos, três serão ofertados por professores do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas do campus Governador Valadares (ICSA/UFJF-GV). Relacionados ao eixo Humanidades e Ciências Sociais, o cursos abordarão os direitos dos trabalhadores como direitos humanos a partir dos textos da ONU (professoras Cinthya Lessa, do ICSA/UFJF-GV) e Elena Sychenko da Universidade de Bologna); Teletrabalho e Precarização, tomando por base pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (professora Cynthia Lessa, do ICSA/UFJF-GV) e um curso de introdução ao Direito, Política e Economia brasileiras voltado para um grupo de estudantes da Inglaterra (professores André Drummond, Henrique Queiroz, Jamir Calili, Lucas Costa de Oliveira, Renato Gonçalves e Cinthya Lessa, todos do ICSA/UFJF-GV).

“A participação dos professores e estudantes do campus de Governador Valadares no programa do Global July demonstra o envolvimento de nosso campus com a internacionalização da universidade mas, para além disso, incentiva e garante o acesso de nossos estudantes a docentes de outros países e a trocas com estudantes de Juiz de Fora e do mundo todo e, de bônus, ainda oferece uma oportunidade para que treinem um pouco uma língua estrangeira”, destacou a professora Cynthia Lessa, do departamento de Direito da UFJF-GV.

Inscrições

Integrantes da comunidade acadêmica da UFJF – alunos da graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos (TAEs) e professores – deverão se inscrever por meio de formulário on-line disponível na aba “Application/Pré-inscrições” do site do programa. É preciso estar logado na conta Google institucional para inserir os dados na página.

A participação também é aberta a estudantes de universidades com as quais a UFJF tem acordos internacionais, das instituições em que os professores convidados a dar aulas no Global July atuam e alunos das universidades que integram a rede Uniminas, consórcio formado por instituições de ensino superior mineiras.Nesse caso, o formulário é diferente e também disponível no site do Global July. 

Cada candidato poderá se inscrever em até quatro cursos, independente da modalidade (presencial ou on-line). Na página do programa, é possível encontrar a lista completa de cursos. Será conferido certificado aos alunos que alcançarem mínimo de frequência de 75% do curso e que responderem a um questionário on-line de avaliação, ao final da atividade.

O número de vagas é limitado. Após o término do período de inscrição, haverá a alocação dos alunos inscritos nas turmas, seguida de divulgação da lista de contemplados. Depois, há abertura de prazo para desistência e divulgação da lista final de inscritos. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail globaljuly@ufjf.br.

Programação

A primeira semana do evento, de 17 a 21 de julho, contará com cursos presenciais no Centro de Ciências da UFJF. O primeiro deles será organizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), projeto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A iniciativa promove a garantia de direitos a pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio.

Os cursos on-line (seja no nível de graduação, quanto no de pós-graduação) serão realizados por meio da plataforma Google Classroom. O formato é similar ao vigente em anos anteriores, com capacitações nas mais diversas áreas do conhecimento.

Confira as listas de cursos, por área, no site do programa.

Novidade desta edição, os cursos de pós-graduação presenciais e on-line serão oferecidos como disciplinas internacionais formais para estudantes dos programas de mestrado e doutorado da UFJF. As aulas contarão com professores convidados de diversos países.

Entre os docentes convidados, está o professor Clément Akassi, da Howard University (Estados Unidos). Akassi já participou de todas as edições do Global July. Neste ano, o pesquisador ministrará curso on-line com o tema “Epistemologías descolonizadoras sobre el género y el feminismo en África y las diásporas africanas”.

Outra presença confirmada é a do professor Hugo Gabriel Valente Morais, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (Inesc-ID) e do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa. O docente ministrará os cursos “O papel do consumidor na transição energética (The Consumers’ Role in the Energy Transition)” e “Behind-the-Meter Energy Flexibility Management”.

O evento terá, ainda, a presença de um grupo de catorze estudantes da Liverpool John Moores University (LJMU). O grupo irá realizar um programa de quatro semanas na UFJF – a primeira delas será a semana inicial do Global July. Um professor da instituição britânica acompanhará os alunos.

Diversidade na formação do estudante

Na avaliação do diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos Martins, ao participar do Global July e interagir com professores de instituições estrangeiras, os estudantes passam a ter uma maior diversidade metodológica em suas formações. “Para a universidade, os ganhos são inestimáveis. A importância da internacionalização é consenso nas instituições públicas. Uma das pontes para essa expansão é justamente a chamada internacionalização em casa, ou seja, ações em cooperação realizadas nos nossos próprios campi. Outro ganho fundamental advindo do Global July é a expansão de parcerias e criação de novas redes internacionais de pesquisa”, finaliza.

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, a internacionalização deve ser um esforço dos programas de pós-graduação e de toda a Universidade. “Possuímos um plano de internacionalização da Pós-Graduação e da Pesquisa, que descreve nossos objetivos e ações para os próximos anos. Este projeto também está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O Global July se insere como o maior programa anual de internacionalização e se caracteriza por seu âmbito institucional, ou seja, contempla ações de ensino de graduação e pós-graduação”, ressalta.

A organização do Global July incentiva o desenvolvimento de cursos cujos temas dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outras informações: Global July Program – globaljuly@ufjf.br.