Por meio de narrativas autobiográficas, a professora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Zélia Maia de Souza, lança o livro “Vidas compartilhadas: escrita de si e dos outros”. O evento acontece no dia 30 de maio, às 19h, na sala Paulo Freire da Faced.
Segundo a autora, “Vidas compartilhadas: escrita de si e dos outros” ressalta o processo de formação de uma docente pesquisadora que, durante essa vivência, investiga a maneira pela qual uma experiência de escola de ensino primário profissional – Asilo de Meninos Desvalidos, que funcionou no Rio de Janeiro no período de 1875 até 1894 – emerge no período imperial da história do Brasil, como um dispositivo de governo de populações pobres.
“Minha principal inspiração para escrever esse livro tem relação direta com os caminhos trilhados por mim em busca de formação acadêmica”, destaca Souza. A autora ainda salienta que esse processo inspiratório também implica a oportunidade em ter acesso aos sujeitos envolvidos no estudo.
“No meu caso, o acesso aos documentos históricos, aos quais tive o primeiro contato quando da realização dos estágios não obrigatórios, momento em que cursava a Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)”, acrescenta Maria Zélia.
O livro também conta, por meio dos fragmentos históricos rememorados pela pesquisadora, sobre o processo de formação acadêmica até se tornar Pedagoga/ professora e pesquisadora das questões da educação numa perspectiva histórica.
“Durante o meu processo de estudos na abordagem da história mais comumente conhecida como “história vista de baixo” tive oportunidade de finalmente desenvolver as investigações acerca de experiências de escolarização junto a um contingente de populações pobres que a ela teve acesso”, enfatiza a professora.
O livro é prefaciado pelo professor da Faced, o geógrafo Jader Janer Moreira Lopes e a orelha tem a autoria da professora do tradicional Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, Marilza Maia de Souza de Paiva e publicado por Pedro&Joao Editores.
Outras informações: zeliammaia@yahoo.com.br
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial