O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi avaliado com a nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a renovação de reconhecimento da graduação.

Os avaliadores atribuíram conceito 5 ao curso em três aspectos: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. De acordo com o relatório, destaca-se a excelência da infraestrutura para o funcionamento do curso, a qualidade e o engajamento do corpo docente na formação discente.

Laboratório de Vertebrados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Ferage, a pontuação máxima se deve  ao trabalho contínuo, que envolveu desde a equipe do curso até a Administração Superior. Segundo ela, a preparação para a avaliação in loco virtual iniciou-se em 2018, com reuniões, eventos e reorganização dos processos de gestão por parte da coordenação, colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

“É um importante reconhecimento da qualidade das políticas de ensino, pesquisa e extensão implementadas pela UFJF no âmbito dos cursos. Mesmo com todas as dificuldades vivenciadas nos últimos anos, a Universidade, em particular, o ICB e o curso de Ciências Biológicas, atendem aos requisitos de qualidade para uma formação de excelência”, pontua Michèle.  A avaliação ocorreu entre os dias 22 e 24 de maio.

Estrutura e qualidade de ensino

O curso de Ciências Biológicas da UFJF  tem a maior parte de suas atividades pedagógicas realizadas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A licenciatura permite uma formação baseada no conhecimento dos conceitos e fenômenos biológicos, por meio de uma postura ético-profissional coerente e responsável. As atividades de cunho pedagógico são executadas, tanto em disciplinas do curso, junto ao Colégio João XXIII, como também em parcerias com escolas da região, municipais e estaduais.

Segundo o coordenador do curso, Aripuanã Watanabe, o diferencial da instituição está no quadro docente altamente capacitado e uma infraestrutura adequada para atender com qualidade os alunos do curso.

“O conteúdo biológico de formação básica é oferecido aos alunos numa grade curricular muito completa, que permite uma fundamentação consistente e visita aos principais e mais atuais temas relativos ao meio ambiente e à educação. Um dos aspectos mais relevantes é o contato com os estudantes das escolas que são a razão primeira para a formação do licenciado. Deste modo, a interlocução entre a formação acadêmica e a rede de ensino, permite ao graduando conviver com a realidade em que estão imersos os docentes de ensino”, pontua.

Próximas avaliações
O próximo curso do campus a ser avaliado será o curso de Bacharelado Ciências da Religião, do Instituto de Ciências Humanas. Em junho, será a vez do curso de Rádio, TV e Internet passar pelo processo. Já entre os dias 31 de maio a 2 de junho, será realizado o recredenciamento da UFJF.