A escritora Táscia Souza lança na próxima segunda-feira, 29 de maio, no Forum da Cultura, seu livro “Minha língua procura palavras que tenham gosto de bala de maçã”. A obra – primeira coleção de poesias da autora – traz 30 textos escritos entre os anos de 2019 e 2021, além de um último, produzido em 2023. Aberto ao público em geral e com entrada gratuita, o lançamento ocorre a partir das 18h.

“Palavras que têm gosto de bala de maçã”: reencontro da autora com a poesia (Foto: Divulgação)

“Esses poemas não foram pensados inicialmente para serem reunidos em um livro. Foram escritos ao acaso, todos no bloco de notas do celular, quando vinha uma fagulha de ideia. A maioria é de 2020, quando estávamos mergulhados em toda a angústia, medo, solidão e saudade provocados pela pandemia. Então o ponto de partida deles é sempre alguma situação bem cotidiana, ou minha própria relação com a palavra e com a escrita”, relata Táscia.

A cada página, a cada texto e a cada palavra, o leitor terá a possibilidade de se conectar com as sensações e experiências vividas pela autora ao longo de um período marcante e intenso. Uma coletânea genuinamente pessoal e, ao mesmo tempo, carregada de sentimentos tão comuns e presentes na essência de todo ser humano.

“Minha língua procura palavras que tenham gosto de bala de maçã”, publicado pela premiada Editora Patuá, também representa o reencontro da escritora com um gênero textual há muito tempo não explorado por ela. “Não produzia poemas desde a adolescência. Há mais de 20 anos que só escrevia prosa, só narrativa. De certa forma, esses versos saíram como uma forma de narrar o que eu estava sentindo.”

Sobre a autora

Mineira de Juiz de Fora, Táscia Souza é jornalista, atriz, escritora e doutora em Letras — Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio sanduíche financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Université Paris Diderot/Paris 7.

Ganhadora do Troféu Cena Impressa no 7° Niterói em Cena, com o texto “Fetiche”, também escreveu para o teatro a peça “Canção de ninar (ou Faça o que tem que fazer)”, encenada pelo T.O.C. — Teatro Obsessivo Compulsivo, em 2015, e reapresentada em 2018, quando ganhou o prêmio de melhor espetáculo de drama no Nepopó, o Festival de Teatro de São João Nepomuceno.

Táscia também é autora do livro “Aqui (não) jaz: o trágico e os mortos sem sepultura da ditadura civil-militar brasileira” (UFJF) e do romance “Rios negros” (Kindle). Cofundadora e integrante do projeto narrativo Hupokhondría, é ainda coautora das coletâneas de contos “99 receitas” (Funalfa) e “Pôquer a seis” (La petite ferme).

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na Rua Santo Antônio, 1112, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Divulgação

Outras informações:

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306