Eliane Borges, professora da Faced e diretora do Cead, teve a ideia do livro ao organizar suas produções para o memorial de titular

O livro “Na Fresta entre os Mundos” será lançado em edição física neste sábado, 27, às 19h, na Escola de Artes Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra é da professora da Faculdade de Educação, Eliane Borges, diretora do Centro de Educação a Distância (Cead) da instituição. O evento é aberto a toda a comunidade.

O romance é uma ficção antropológica, que acontece na Califórnia nos anos 1980, em uma reserva indígena. A protagonista, estudante de doutorado, em contato com os indígenas para pesquisa, passa a ter uma série de vivências e reflexões sobre sabedorias ancestrais. O tema é inspirado na obra de Carlos Castanheda, autor e antropólogo latino-americano, que percorreu esse mesmo caminho, deixando, inclusive, a antropologia para se tornar xamã.

“Os personagens vão vivenciando suas dúvidas, suas dores existenciais. O livro é reflexivo, é para um público que quer pensar um pouco sobre a vida e sobre conhecimentos tradicionais, mas de uma forma mais leve.  Cada um dos personagens tem uma questão para ser resolvida e, entre eles, algumas coisas vão acontecendo. Trabalhei identidades opostas, contrastes urbano-natureza. Tentei evitar, ao máximo, que fosse um livro acadêmico e fiquei bastante satisfeita com o resultado final”, explica Eliane.

Segundo a professora, a ideia surgiu enquanto fazia o memorial de titular e teve que resgatar projetos e textos antigos. Ao se deparar com alguns fragmentos escritos durante sua carreira e outras leituras, tentou juntar tudo isso e escrever uma história.

“O livro possui referências cult. A ideia é uma retomada desse espírito, desse resgate da terra, resgate da vivência com a natureza, resgate com si mesmo e respeito ao outro, e aprender a lidar com as dores, com o passado e entender porque aquilo aconteceu e que você tem que ir além. Tem uma mensagem muito positiva”, resume.

O interessados poderão adquirir os exemplares no local.