Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2023. Quem não enviar os dados até o dia 31 de maio, às 23h59, deverá pagar uma multa que varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido no ano.

Para assessorar àqueles que ainda não enviaram a declaração, o Núcleo de Prática Contábil e Apoio Fiscal do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora disponibilizou uma equipe que realizará atendimentos gratuitos até o dia 29 de maio.

De acordo com Phernanda Kelem, integrante do Núcleo de Práticas Contábeis, é importante que o contribuinte faça a declaração o quanto antes para evitar surpresas. “O contribuinte que deixar para declarar o imposto de renda na última hora corre o risco de não observar as correções que poderiam ser feitas antes da entrega da declaração, podendo assim cair na malha fina. Além disso, se algum documento estiver em falta não terá tempo de fazer os ajustes necessários. Tanto o atraso como o não envio da declaração geram consequências, uma delas é a multa e o CPF pode ficar irregular. O não envio da declaração gera ao cidadão processo e investigação por crime de sonegação fiscal e podendo ficar recluso de 2 a 5 anos”.

Os atendimentos do Núcleo de Prática Contábil e Apoio Fiscal da UFJF-GV são realizados de segunda a sexta-feira, entre 13h30 e 17h30, na Rua Leonardo Cristino, 3400, bairro Morada do Acampamento.

Mais informações podem ser obtidas através do perfil no instagram @npcufjfgv ou whatsapp (33) 99178.2184.