O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O período de inscrições será entre 5 e 16 de junho. Já as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 50% de suas vagas em cursos de  graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Inscrição

O primeiro passo para se inscrever no Enem é criar login e senha na Página do Participante e, caso o estudante já tenha cadastro, basta acessar o portal. Durante a inscrição, serão solicitadas informações pessoais do candidato, por exemplo, CPF, data de nascimento, telefone para contato e o CEP da residência. Também será preciso informar a escolaridade, ou seja, se está cursando ou se já concluiu o ensino médio.

Ainda na inscrição, será solicitado o preenchimento de questionário de 20 questões sobre a situação socioeconômica do participante. Além disso, é preciso selecionar qual prova de língua estrangeira estará presente na avaliação – inglês ou espanhol.

Caso o estudante não tenha conseguido a isenção da taxa de inscrição, cujo período já se encerrou, é necessário pagar uma taxa de R$85 para poder se inscrever no Enem.

Atendimento especializado

Durante a inscrição, o candidato pode requerer atendimento especializado, direcionado para cinco grupos: pessoas surdas, cegas ou com deficiência auditiva; baixa visão e visão monocular; autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção; gestantes; e estudantes de classe hospitalar.

Duração das provas

As avaliações do Enem terão uma duração mínima de 5 horas e 30 minutos. O local da prova é disponibilizado no Cartão de Confirmação da Inscrição e ainda será divulgado pelo Inep em uma data mais próxima da aplicação do exame.

Enem como porta de entrada para o ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf