Uma ideia que busca possibilitar o diagnóstico e tratamento precoces da tuberculose foi a vencedora da 1ª Oficina de Ideação na Medicina realizada durante a 1ª Jornada de Empreendedorismo Médico, no último dia 13, pelo IFMSA Brasil com o apoio do Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Chamado de “Mycotest/Mycoapp – A solução na sua mão”, a criação de estudantes de Medicina da UFJF-GV teve como enfoque a redução do coeficiente de incidência da tuberculose e do número de mortes causadas pela doença, conforme desafio proposto pelo evento. “Sugerimos a criação de um teste rápido acompanhado de um QR Code, que poderia ser disponibilizado nas farmácias populares. Em caso de teste positivo, o QR Code direcionaria o paciente para uma teleconsulta em um aplicativo. Em seguida, já seriam apresentadas as Unidades Básicas de Saúde mais próximas, para a posterior aprimoração dos resultados”, explicou a estudante e uma das idealizadoras da proposta, Melissa Pimentel Silva.

Ao lado dos estudantes Ana Luísa Machado da Silva e João José Carvalho Belotto, Melissa ainda propôs uma segunda tecnologia que, em caso de confirmação do diagnóstico presencial, acionaria lembretes com os horários de medicamentos, agendamentos de retornos de consulta e registros dos sintomas do usuário. “Essa etapa visaria mitigar outra problemática que é o abandono do tratamento”, destacou.

Todas as propostas foram apresentadas em formato de “pitch” para uma equipe de jurados, que levou em consideração critérios como: apresentação, clareza, convencimento, potencial inovador e adequação ao problema/dor.

A equipe de jurados foi representada por: Katiuscia Cardoso Rodriguesm médica sanitarista, referência técnica de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e preceptora do Internato em Saúde Coletiva da UFJF-GV; Ludimila Forechi, professora do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV e Neuber de Souza, professor no campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais.

Ao final, houve a votação e decisão da equipe de jurados pelas melhores soluções apresentadas, conforme resultado a seguir:

1º Lugar: Ana Luísa Machado da Silva, João José Carvalho Belotto e Melissa Pimentel Silva;
2º Lugar: Isabela Cristina Alves de Oliveira, Lorena de Barros Sousa e Larissa Souza Silva;
3º Lugar: Ângelo José de Souza Neto, Bernardo Oreste da Cunha e Joyce Vitória Barino Rocha;
4º Lugar: Tiago Nelito Martins da Silva, Lucas Marques Brandião e Julia Moreira Lemos.