Professor José Passini foi reitor da UFJF de 1990 a 1994; antes dirigiu o então Instituto de Ciências Humanas e Letras, de 1986 a 1989 (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa, com profundo pesar, o falecimento do ex-reitor José Passini, aos 97 anos. O docente esteve à frente da Reitoria entre os anos de 1990 a 1994. A UFJF decretou luto oficial de três dias.

O corpo do professor será velado nesta sexta-feira, 19, na Capela 1 do Cemitério Parque da Saudade, das 14h às 18h. A cerimônia de cremação ficará restrita aos familiares.

Natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, Passini se formou em Licenciatura em Letras pela UFJF em 1967. Foi mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ex-reitor começou como docente na Universidade em 1970. Antes de assumir a Reitoria, foi diretor do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), de 1986 a 1989.

Passini formou-se em licenciatura em Letras pela UFJF, unidade em que foi professor (Foto: Acervo UFJF)

Durante a sua gestão como reitor, criou os cursos de Fisioterapia, Arquitetura e Psicologia. Seu mandato foi marcado ainda pela construção do prédio das faculdades de Odontologia e Enfermagem, transferida para o campus, do Centro de Línguas e da Faculdade de Comunicação. Atuou na separação do curso de Jornalismo da Faculdade de Direito, onde era um departamento. 

Abriu, no curso de Letras, a complementação da Licenciatura Curta para alunos oriundos do então Centro de Ensino Superior (CES). Passini conseguiu com o Ministério da Agricultura um terreno de 30 mil metros quadrados para a construção das instalações do então Colégio Técnico Universitário (CTU), no bairro Fábrica, além de transferir os laboratórios da Engenharia, do Colégio João XXIII, para o campus.

Determinado

Reitorado ocorreu no período em que Itamar Franco (1930-2011) foi presidente, de 1992 a 1994 (Foto: Acervo UFJF)

O vice-diretor da Faculdade de Letras, Rogério de Souza Sérgio Ferreira, enalteceu a importância da trajetória do docente na Universidade e também como coordenador do curso de Letras. “Passini era professor de italiano e teve uma trajetória vitoriosa na Universidade, chegando até o reitorado. Sempre se destacou na comunidade, era uma pessoa muito humana”, pontua.

José Passini também foi pioneiro, no Brasil, no estudo do esperanto – língua internacional planejada pelo estudioso polonês Lázaro Zamenhof, chegando a ser presidente da Liga Brasileira de Esperanto. O professor escreveu o livro “Bilinguismo: utopia ou antibabel?, obra considerada fundamental nos estudos relacionados ao tema. Passini foi ainda uma referência no Movimento Espírita, como palestrante e articulista.

A biografia do professor foi contada pela jornalista Flávia Halfeld no livro “Do Zero ao Infinito: a trajetória de um determinado. “O Passini sempre foi uma pessoa inteligente e determinada. O livro foi uma forma de homenageá-lo e também de eternizar o seu legado”, destaca.

O docente foi homenageado com a Medalha JK, a maior honraria da Universidade, em 2010, e a Medalha Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, conferida pela Prefeitura de Juiz de Fora.