A terceira edição da Semana de Atenção à Vida, que começa na próxima segunda-feira, 22, traz como tema: “Universidade, lugar de quê?”. As atividades serão gratuitas, abertas ao público geral, com foco especial nos estudantes do ensino superior e profissionais da educação básica. A programação é híbrida e vai até sexta-feira, 26, com atividades on-line e presenciais no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A Semana é promovida pelo Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana, projeto de extensão da UFJF. A iniciativa foi criada em 2018, é multidisciplinar e vinculada à Faculdade de Educação (Faced). O grupo é dedicado a temas que afetam a vida do estudante universitário.

Entre as oficinas presenciais programadas, estão imersões no bosque da Reitoria e atividades na Sala Multiuso da Faced. A programação traz temas relacionados à sensação de pertencimento ao ambiente universitário. Essas conversas poderão ser acompanhadas pelo canal do Grupo Acolhe no YouTube.

Na avaliação da professora do Departamento de Educação e coordenadora do projeto, Sandrelena da Silva Monteiro, é um “grande benefício” colocar em pauta fatores que impactam os modos de ser e estar na vida acadêmica. 

“A vida acadêmica é permeada por desafios e tensões que são inerentes à construção do conhecimento e formação profissional. Mas, muitas vezes, essas tensões são intensificadas por fatores tanto internos quanto externos. Não raro, daí resultam quadros de adoecimento e desistência. Precisamos conversar sobre isso”, aponta. 

 O tema da Semana surgiu em rodas de conversa do Grupo Acolhe com estudantes. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, a partir de 12h30, ao lado do Restaurante Universitário (RU) do campus. Segundo a professora, a questão do pertencimento à vida acadêmica passou a ser recorrente nas conversas. 

“Percebemos que precisávamos parar para estudar, dar mais atenção e tentar ver entre os estudantes, como se configuravam os seus modos de ser e estar como universitários e a relação de pertencimento ou não à UFJF”, relata. 

Diálogo com Extensão e Assistência Estudantil 

Entre as atividades, haverá uma conversa com as pró-reitoras de Extensão, Ana Lívia Coimbra, e de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra. O encontro acontece na terça, 23, a partir das 19h30, na Sala Paulo Freire da Faced, com transmissão simultânea no canal do Grupo Acolhe no YouTube. 

De acordo com Sandrelena Monteiro, essas duas áreas oferecem os “principais fatores protetivos dentro da UFJF”. “A Assistência Estudantil, em função de se sentirem acolhidos e cuidados. E a Extensão, por se sentirem úteis à comunidade por pertencerem a um grupo de trabalho”, destaca. 

Os interessados no evento podem se inscrever em formulário on-line e haverá emissão de certificado de participação. As atividades são abertas ao público em geral e para participar das dinâmicas, basta ir aos locais das oficinas e conversas ou acompanhar pelo YouTube. 

Confira a programação completa

Outras informações: Página do Grupo Acolhe no Instagram