Expectadores brindam a troca de ideias e conhecimento feita durante o Pint of Science (Foto: Maria Otavia Rezende/UFJF)

Há cinco anos, o Pint of Science convida juiz-foranos para discutir a ciência longe de laboratórios, salas de aula ou ambientes formais: o evento leva pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para bares da cidade para debater assuntos relevantes junto ao público. Na edição de 2023, que acontece nas próximas terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de maio, o festival de divulgação científica aborda temas como inteligência artificial, mudanças climáticas, jogos, arte e criatividade nos bar Experimental e no Bar do Luiz.

Direito e inovação: internet é terra sem lei?

Na terça-feira, 23, das 19h às 21h, o Bar Experimental recebe o bate-papo intitulado “Direito e inovação: internet é terra sem lei?”, conduzido pelos pesquisadores Sérgio Negri e Carolina Giovanini. O primeiro é doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFJF e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Inovação, também na UFJF. Carolina Giovanini, por sua vez, é mestranda em Direito e Inovação pela UFJF, com pesquisa voltada para o Marco Civil da Internet, focando na intersecção entre direito e inteligência artificial.

Do micro ao macro: tudo está conectado?

Também na terça-feira, 23, agora no Bar do Luiz, os pesquisadores Cássia de Castro Martins Ferreira e Thiago Pereira da Silva são os convidados para discutir o tema “Clima urbano e mudanças climáticas: duas escalas que se inter-relacionam”. Cássia é doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordena o Laboratório de Climatologia da UFJF. Já Thiago é doutor em Ecologia e pesquisador colaborador no Laboratório de Biologia Celular da UFJF. Ambos vão conversar sobre a relação entre o clima urbano e as mudanças climáticas em diferentes escalas, desde o estudo das células até a formação de nuvens. Também será abordada a possível relação entre as mudanças climáticas e o crescimento de tumores, além de promover uma discussão sobre os limites tecnológicos e da própria natureza no estudo de fenômenos em escalas pequenas e grandes.

Os robôs e o futuro da criatividade

Na quarta-feira, dia 24, é a vez dos pesquisadores Ely Edison da Silva Matos e Luiz Castelões conversarem sobre “Os robôs e o futuro da criatividade”, abordando a inteligência artificial. O bate-papo acontece no bar Experimental, das 19h às 21h. Luiz Castelões é professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, além de premiado por seu trabalho como compositor. Seu companheiro de Pint, Ely Edison é doutor em Linguística, integrante do laboratório FrameNet Brasil e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Os convidados conversarão sobre inteligência artificial, linguagem humana e produção artística.

Jogos e tecnologias: vilões ou mocinhos?

Também no dia que encerra o Pint of Science, quarta-feira, 24 de maio, o Bar do Luiz recebe a discussão “Jogos e tecnologias: vilões ou mocinhos?”, abrindo as portas para as pesquisadoras Letícia Perani Soares e Ana Carolina Guedes Mattos. Com vasta experiência em pesquisa na área de jogos e educação, Letícia é professora adjunta do Instituto de Artes e Design (IAD-UFJF) e discutirá como os jogos e as tecnologias digitais podem ser utilizados de maneira produtiva e crítica, além das relações com os jovens e suas linguagens. Ana Carolina, por sua vez, é doutoranda em Educação pela UFJF e traz os desafios enfrentados pelos educadores na utilização de tecnologias e a reflexão crítica sobre o uso de telas na escola, entre outros.

Pint of Science

O Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo, dedicado a aproximar o público geral da ciência e tecnologia por meio de conversas e debates em ambientes informais, como bares e restaurantes. oferecendo uma experiência única e divertida para o público não somente aprender sobre diversas áreas do conhecimento, mas também participar da conversa, perguntando e interagindo com os pesquisadores.

Mundialmente, o festival é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores. A organizadora do Pint em Juiz de Fora, Bárbara Almeida, frisa que o evento “possibilita que as pessoas tenham a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente com quem faz ciência, tendo a oportunidade de estar mais próximo do ambiente acadêmico, mas de maneira informal. E com tudo isso regado à boa comida e boa bebida”.

Bárbara ainda afirma que, ao mesmo tempo que o Pint of Science traz discussões, ele também inspira. “Nossos estudantes podem sonhar em um dia estar ali presentes, ao lado de cientistas que admiram. Todos que participam, sejam cientistas, ou o público, têm a oportunidade de discutir sobre ciências, de maneira descomplicada, se inspirar e ainda se divertir!”

Outras informações:

Bar do Luiz (Av. Eugênio do Nascimento, 240 – Aeroporto, Juiz de Fora)

Experimental Bar (Av. Barão do Rio Branco, 3162 – Passos, Juiz de Fora)

Ciência ao Bar

Pint of Science Brasil