Adultos e idosos receberam atendimento individualizado (Foto: Divulgação)

Foi realizada nos últimos dias 15 e 16 de maio, em Governador Valadares, a campanha Menos Pressão 2023 da Sociedade Brasileira de Hipertensão. O evento, que teve o apoio do campus local da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promoveu atendimentos gratuitos à população e a sensibilização em relação aos cuidados quanto a prevenção, detecção e controle da hipertensão arterial.

Durante os dois dias foram atendidos 165 adultos e idosos nos bairros de Lourdes e Santa Rita. “A equipe de profissionais e estudantes que atuou no evento realizou medidas de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal; bem como transmitiu orientações em saúde, com conversa individualizada e entrega de folhetos educativos”, destacou Andréia Queiroz, professora do departamento de Educação Física da UFJF-GV e responsável pelo departamento de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Hipertensão (Biênio 2023-2024).

No Brasil, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, estima-se que a pressão alta atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% em indivíduos com mais de 60 anos. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Porém, as graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

A campanha em Governador Valadares teve ainda o apoio do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa da UFJF-GV (NEPI-UFJF-GV); Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da UFJF-GV (LACardio-UFJF-GV); Departamento de Educação Física da UFJF-GV; PPG em Educação Física da UFJF/UFV (PPGEFI-UFJF/UFV); PPG em Ciências Aplicadas à Saúde da UFJF-GV (PPGCAS-UFJF/GV); Pró-reitoria de Extensão da UFJF; Prefeitura Municipal de Governador Valadares, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em um acordo de cooperação junto ao Projeto de Extensão “Atividade Física para Prevenção e Tratamento de Doenças Cardiometabólicas -Atividade Física e Saúde Cardiometabólica”; e Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS).