Entre os dias 22 e 26 de maio acontece a II Semana da Integração e da Inovação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento conta com mais de 90 atividades como conferências, minicursos, apresentações artísticas, cuidados com a saúde, oficinas, mostra de dissertações, de empregabilidade e de empreendedorismo, além de lançamento de diversos livros.

De acordo com a diretora da Faculdade de Direito, Luciana Melquíades, o evento permite ao estudante conhecer e refletir sobre temas importantes, mas que muitas vezes não fazem parte do conteúdo programático das disciplinas do curso, além de ouvir especialistas diferentes do corpo docente de sua unidade. A diversidade da programação da Semana, segundo ela, faz com que o aluno tenha contato com outras referências teóricas, outras linhas de pensamento, e, assim, possa construir seu próprio entendimento sobre os objetos de estudo. 

“O propósito da Semana é integrar os segmentos docente, discente e técnico; o ensino, a pesquisa e a extensão; a comunidade interna e a comunidade externa; as diversas unidades da UFJF; o homem, a sociedade e a natureza; o corpo, a mente e a alma. Ela parte do reconhecimento de que a realidade é integrada, e qualquer estudo ou abordagem científica segmentada, que não considere a totalidade complexa e entrelaçada, será equivocada. Também trazemos temas que transcendem o universo exclusivamente jurídico para dialogar com o indivíduo que aplica o Direito e sofre os efeitos dele.”

As atividades são abertas ao público em geral e gratuitas. Haverá a emissão de certificados, condicionado a setenta e cinco por cento de presença nas atividades. Acompanhe as informações sobre a abertura das inscrições na página da Faculdade de Direito da UFJF

Programação 

Inteligência artificial, ChatGPT, violência nas escolas, direitos das pessoas com deficiência, arbitragem, inovação social são alguns dos temas da programação. As conferências, painéis e minicursos contam com professores da UFJF, profissionais do mercado de trabalho e convidados especialistas de outras instituições de ensino. O evento também terá uma mostra de empreendedorismo, abrindo as possibilidades deste campo para os alunos.

Assuntos transversais como a saúde mental do jovem universitário, estratégias de promoção do bem-estar e a interface entre direito e arte por meio da música, cinema, poesia, dança e moda completam a programação. Veja aqui.