O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza eventos em maio, voltados à qualificação profissional e à aproximação da UFJF com estudantes interessados em ingressar na Instituição. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Para participar, é preciso se inscrever por meio da plataforma Sympla. 

Em abril, o Centro completou 28 anos de serviços prestados para o ecossistema de inovação em Minas Gerais e no Brasil. Confira, abaixo, outras informações sobre os encontros que serão realizados nas próximas semanas. 

Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões da UFJF começa na segunda-feira, 22, e vai até sexta, 26. O evento promovido pelo Setor de Treinamentos do Critt, é voltado para alunos do Ensino Médio e demais pessoas interessadas em ingressar na Universidade. 

Ao longo da semana, diferentes cursos da UFJF serão apresentados aos participantes, que poderão conferir, ainda, as possibilidades de atuação profissional de cada ramo. As inscrições para cada uma das áreas podem ser feitas por meio do Sympla. Na página, também é possível conferir a programação completa da Mostra. As atividades serão realizadas no Centro de Ciências da UFJF e em unidades acadêmicas relativas aos cursos participantes. 

Como aponta a gestora do Setor de Treinamento do Critt, Renata Fernando, a realização do evento tem o objetivo de aproximar estudantes da Universidade. “É uma excelente oportunidade para aqueles que estão cursando o Ensino Médio e querem saber mais sobre o curso superior pretendido e, principalmente, para os que ainda não decidiram que carreira seguir”, pontua. 

CrittHour – Como ter o programador perfeito para a sua empresa

A edição de maio do CrittHour, encontro de networking e treinamentos promovido pelo Critt, terá workshop com o tema “Como conseguir (ou construir) o programador ideal para a sua empresa?”. A palestra será ministrada por Yuri Medeiros, CEO da Codi Academy, empresa incubada no Critt. A dinâmica acontece no dia 25 de maio, a partir das 18h, no CrittWorking, escritório de coworking do Critt, localizado na sede do Centro. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo Sympla

Com a crescente relevância do mercado de tecnologia, é importante que as empresas saibam selecionar profissionais qualificados, para o desenvolvimento da equipe e do negócio. No treinamento, serão abordados os principais aspectos a serem considerados na contratação de um programador e dicas sobre como investir na formação interna de funcionários. O workshop, promovido pelo Setor de Empreendedorismo do Critt, é dedicado a empresários, gestores e profissionais de tecnologia. 

Semana Qualifique-se

A décima edição da Semana Qualifique-se acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho, com palestras e workshops durante a manhã e a tarde. O evento é promovido pelo Setor de Treinamento do Critt. Entre os temas que serão tratados nas conferências, estão: educação financeira, empreendedorismo, desenvolvimento, inovação, marketing e gestão de negócios. As atividades serão realizadas no Centro de Ciências da UFJF. Ao todo, serão dez capacitações abertas para pessoas da comunidade em geral. 

“Esperamos receber pessoas de todas as idades, como em edições anteriores. Sociedade em geral, comunidade acadêmica da UFJF e de outras instituições de ensino, tanto do nível técnico, como do nível superior. Esta é a proposta do evento, que é aberto a todos, indistintamente. Basta o interesse daquele que busca adquirir mais conhecimentos e também da pessoa que deseja chegar mais preparada ao mercado de trabalho”, observa a gerente do Setor de Treinamento do Critt, Renata Fernando. 

As inscrições para cada capacitação devem ser feitas separadamente pela plataforma Sympla. Na página, também é possível conferir a programação completa da Semana.

Novo Laboratório 

No dia 25 de maio, o Critt inaugura o Laboratório de Ideação e Prototipagem (CrittLab). O espaço oferecerá serviços de impressão em 3D e usinagem, além de melhorias em protótipos. A intenção é otimizar design, ergonomia e funcionalidades de produtos e equipamentos. O laboratório estará disponível para membros da comunidade acadêmica da UFJF e da sociedade em geral. 

Outras informações: Setor de Treinamento do Critt treina.critt@ufjf.br 

Setor de Empreendedorismo do Critt – emp.critt@ufjf.br