O Programa de Pós-graduação em Linguística (PPG-Linguística) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu editais de seleção com oito vagas para o curso de mestrado e outras seis para o de doutorado. As inscrições devem ser realizadas até o dia 5 de junho, por meio do SigaX

Para participar do processo seletivo de ambos os cursos, os candidatos devem possuir título de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Do total, 50% das vagas serão direcionadas para as ações afirmativas. O PPG em Linguística  possui conceito 6 pela Capes, considerado de excelência internacional.

O processo seletivo para o mestrado será realizado por meio de duas etapas: a primeira com provas de proficiência em leitura e escrita em língua inglesa para todos os candidatos, e a segunda etapa de avaliação de conhecimentos específicos na área de Linguística. Candidatos surdos e/ou estrangeiros, cuja língua materna não seja o português, devem fazer prova de proficiência em língua portuguesa.

Já a seleção para o doutorado é composta de prova de proficiência em língua inglesa e em um segundo idioma; análise de anteprojeto de pesquisa pelo orientador pretendido e entrevista. Assim como no mestrado, candidatos surdos e/ou estrangeiros, cuja língua materna não seja o português, também devem fazer prova de proficiência em língua portuguesa.

Informações sobre documentações, cronograma, recursos e detalhes do processo seletivo podem ser conferidas nos editais. O resultado final homologado do processo seletivo só será divulgado após a conclusão dos trabalhos de heteroidentificação e verificação documental.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial