Histórias contadas por mulheres ao redor do mundo sobre suas experiências como pesquisadoras, de forma a abordar perspectivas diversas em diferentes momentos históricos e espaços geográficos. Este é o objetivo do Ciclo de Conferências do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF que conta com palestrantes mulheres do Brasil, Portugal, Angola, Estados Unidos e Peru. 

O evento “História das Mulheres ao Redor do Mundo: Fontes e Temas de Pesquisa” irá acontecer nos dias 17, 23 e 31 de maio e 14 e 21 de junho, sendo transmitido pelo canal do YouTube, às 15h (horário de Brasília). As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas pelo e-mail jornadahistoriagenero@gmail.com. Confira a programação completa neste link.

A iniciativa é das doutorandas em História, Vitória Machado (UFJF) e Elisa Fauth, do Centro de História da Universidade de Lisboa, com apoio do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) e do PPG em História da UFJF.

“Notamos que há um genuíno interesse por parte da comunidade acadêmica (mas não só) em saber mais sobre esse tema, uma vez que os currículos dos cursos de História não privilegiam as abordagens feministas ou de gênero. Nossa ideia é que as pessoas possam conhecer diferentes possibilidades de pesquisa sobre a história das mulheres em diferentes países e também a trajetória dessas historiadoras”, disseram as pesquisadoras Vitória e Elisa.

As cinco mulheres convidadas irão compartilhar suas vivências, na área da pesquisa acadêmica, explorando questões relacionadas aos arquivos de fontes históricas, associativismo feminino, perspectivas transnacionais e as jornadas das historiadoras negras e suas contribuições na área.

Para as doutorandas, é esperado que os relatos despertem a curiosidade e o interesse do público sobre o tema, a importância dos movimentos femininos e feministas, impulsionando mudanças sociais positivas em relação à igualdade de gênero e à valorização das mulheres.

“Eventos sobre história das mulheres proporcionam uma oportunidade de destacar e valorizar as contribuições das mulheres ao longo da história, muitas vezes negligenciadas ou subestimadas em narrativas tradicionais. Oferecem um espaço para explorar as realizações, lutas e perspectivas das mulheres em diferentes épocas e culturas.”