Grupo tem seis projetos ligados à agenda desenvolvimento sustentável (Foto: divulgação)

Alunos do Curumim São Pedro estão tendo a oportunidade de aprender sobre consciência ambiental, através do descarte correto de lixo orgânico. As atividades fazem parte do projeto de extensão “Enactus”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que durante este mês de maio está aplicando o método teórico-prático conhecido como “Trilha da Sustentabilidade”.

De acordo com a orientadora do projeto, professora do Departamento de Ciência da Computação, Priscila Capriles, é ensinado aos alunos sobre a compostagem – processo de reciclagem do lixo orgânico. Nesta fase, o material orgânico se transforma em adubo natural, podendo ser usado na agricultura, jardins e plantas, substituindo assim o uso de produtos químicos.

“Nós podemos transmitir o cuidado com o meio ambiente para professores e alunos e que a importância desse cuidado traz um retorno. O lixo jogado em volta da comunidade, é possível transformá-lo em fertilizante para gerar alimentos mais saudáveis dentro do espaço do Curumim, das casas e das comunidades.”

O grupo está aplicando o primeiro dos seis módulos da “Trilha da Sustentabilidade”, que inclui apoio psicopedagógico, atividades esportivas, recreativas, culturais e artísticas. Ao final da trilha, os alunos serão orientados para a construção de uma horta e de uma composteira, colocando em prática o conhecimento, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

O projeto busca empoderar comunidades em situação de vulnerabilidade através do ciclo: compostagem, conscientização ambiental e redução do impacto e emissão do CO2.

Projeto Enactus completa 25 anos de atuação no Brasil

O Enactus está presente em 33 países e engaja estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social. Criado em 1998, o projeto reúne grandes empresas do país, alunos e professores. A instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$1 milhão em seus setores e impactaram mais de 83 mil pessoas. Universitários de instituições de ensino superior públicas e privadas podem participar do programa.

Os alunos se reúnem em times para desenvolver projetos de negócios economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos com as comunidades locais e    alinhados com a Agenda 2030, colocando em prática o desenvolvimento sustentável e gerando impacto positivo.

Durante o Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB), os universitários participantes do programa apresentam os resultados do trabalho realizado ao longo do ano em seus projetos socioambientais. O ENEB 2023 será realizado em São Paulo, entre 19 e 21 de junho, e terá como tema “25 Anos em Ação”, destacando os cases de sucesso ao longo de toda a trajetória da Enactus Brasil.

Em Juiz de Fora, o grupo foi criado em 2018 por um grupo de estudantes da UFJF dos mais variados cursos de graduação. O Time Enactus em território juiz-forano possui seis projetos pautados nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Conheça mais.