Estudantes do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizaram uma visita técnica à sede da empresa CENIBRA, em Belo Oriente, na última quinta-feira, 4, com o objetivo de conhecer os processos de trabalho de uma indústria multinacional.

Estudantes tiveram acesso ao processo produtivo da muda de eucalipto dentro do Viveiro Florestal, em que foi possível observar a função de cada funcionário e as precauções para proporcionar ao trabalhador mais saúde e segurança. “Para a CENIBRA é sempre um grande prazer poder contribuir com as Universidades e dividir com todos o nosso ambiente de trabalho, normas e procedimento”, afirmou Simone Reis Gomes, da Assessoria de Sustentabilidade da Empresa.

Ao todo, participaram da visita 34 estudantes das disciplinas Fisioterapia do Trabalho e Estágio I acompanhados pelos professores Peterson Andrade e Ludimila Forechi. “Percebemos que a ergonomia está presente nos postos e processos produtivos da empresa, pois há uma gestão permanente dos riscos com a presença de um fisioterapeuta há 20 anos no apoio à equipe de saúde e segurança do trabalho. Após a observação de algumas atividades do processo de produção da celulose, conhecemos a cultura de prevenção de doenças e promoção da saúde do trabalhador. Alguns relatos dos trabalhadores aos estudantes em campo demonstraram a importância prática da área de fisioterapia do trabalho”, destacou o professor Peterson.

De acordo com a estudante Marynara Alves, a experiência fomentou entre os futuros profissionais a reflexão sobre diferentes perspectivas de atuação dentro da fisioterapia. “Com certeza essa visita nos acrescentou muito em conhecimento prático para nossa formação, além de despertar maior interesse por essa área que vem crescendo cada vez mais”.

No dia 15 de maio, estudantes da disciplina de Fisioterapia em Saúde Coletiva e Estágio farão uma visita à APAE, na cidade de Mantena, para conhecerem o serviço de saúde especializado.