Prazo para preenchimento foi ampliado até 23/05, com objetivo de obter maior número de respostas (Atualização às 10h24 do dia 16/05)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) finaliza, neste mês, uma importante etapa do seu processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). Para oferecer cursos de nível superior, é preciso que as instituições passem por esse processo periodicamente, o que resulta no Conceito Institucional. Hoje, a UFJF possui conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5.

A última avaliação aconteceu há dez anos, e há alguns meses a UFJF se prepara para o recredenciamento. A Diretoria de Avaliação Institucional é responsável por reunir e encaminhar todos os documentos comprobatórios para a avaliação e precisa do apoio de diversos setores e da comunidade acadêmica – neste momento, especialmente, dos coordenadores de curso e dos professores. “Precisamos informar tudo que a Universidade faz, com evidências, por isso é necessário o envolvimento de todos, comprovando nossa qualidade para que a instituição continue atuando”, sintetiza a diretora de Avaliação Institucional Michèle Farage.

Nesta etapa, os professores deverão fornecer informações sobre sua formação e enviarem cópia do diploma da última titulação. O preenchimento dos dados e o envio do documento deverá ser realizado até 23 de maio pelo Google Formulários. Acesse aqui.

O cálculo utilizado para obter o Conceito Institucional considera cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas acadêmicas; Desenvolvimento institucional; Infraestrutura e Políticas de gestão. Cada um deles possui peso específico e se desdobra em diversas dimensões e em cerca de 50 indicadores.

Além da análise dos documentos, o processo culmina na avaliação virtual síncrona, por meio de reuniões e apresentação da instituição, comparando os dados com a realidade observada pelos avaliadores. Ao fim do processo, os conceitos obtidos pelas instituições irão subsidiar as secretarias competentes do MEC em suas decisões regulatórias. Saiba mais sobre o recredenciamento.

Outras informações: secretaria.avaliacao@ufjf.br ou pelo telefone (32)21023915