Prancha iconográfica usada de referência pela aluna para a criação do croqui

A aluna do curso de Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cristielen Taborda, é semifinalista da competição ‘Pierre Cardin Young Designers’, cuja próxima etapa acontece no dia 8 de maio, em São Paulo. A nomeação do vencedor será feita no dia 9, em desfile da marca com a presença dos competidores.

O concurso é uma oportunidade para jovens criadores de moda brasileiros fazerem uma releitura do estilo de Cardin em croquis que reflitam originalidade e usem materiais sustentáveis. Inspirada em elementos que fazem parte do DNA da marca, entre eles, as formas, cores, e silhuetas, Cristielen trouxe, ainda, diversidade à disputa.

“Quis pensar uma composição em que a sustentabilidade fizesse uma ponte entre o passado e o futuro, lançando mão de um mix entre o linho, que é uma fibra utilizada desde o Egito antigo, e materiais veganos, recentemente desenvolvidos, como é o caso do Pinatex – que é um ‘couro’ produzido a partir das folhas de coroa de abacaxi – e da fibra produzida a partir do bagaço de frutas cítricas, que resulta em um material que se assemelha à fios de seda, chamadas ‘orange fiber’”, destaca.

A aluna também tratou da questão da diversidade na criação reverenciando o fato de Pierre Cardin ser um dos primeiros estilistas a apostar em modelos negras e asiáticas. “Meu gosto por explorar a diversidade de cores e tons de pele em meus croquis também foi algo que quis trazer para o trabalho.”

Cristielen Taborda irá a São Paulo para workshop e anúncio do vencedor do concurso

A criação se deu por meio da técnica de suporte de desenho digital. Cristielen produziu duas pranchas iconográficas de tema, onde foram selecionadas imagens de coleções mais antigas do estilista e do desfile de relançamento da marca, em 2022. A imersão nas obras fizeram com que a estudante selecionasse, de forma mais assertiva, as cores, texturas, formas e silhueta do croqui.

Reconhecimento

Cristielen credita o sucesso na disputa à formação do curso de moda e outras oportunidades, como o trabalho voluntário no Museu da Moda Social (MMOS), a palestra da professora Maria Claudia Bonadio, sobre a história e o DNA criativo do estilista Pierre Cardin, e a mentoria do professor Luiz Fernando Ribeiro.

Coleções produzidas pelo próprio estilista e pela maison após sua morte foram usadas como inspiração

Segundo Ribeiro, algumas características presentes no trabalho de Cristielen são a liberdade de criação e a influência da interdisciplinaridade presente na graduação. “Participei, por meio de mentorias, no desenvolvimento do croqui, onde sugeri, sem intervir na criação, no uso de aviamentos, proporções, cores e acessórios como bolsas e óculos, além de penteados. Ressalto a importância das disciplinas ministradas nos Bacharelados em Moda e no Interdisciplinar de Artes e Design, que muito contribuíram no conhecimento técnico e criativo, tanto teóricas quanto práticas”, explica o professor.

Pierre Cardin Young Designers Contest

Para participar do concurso, é preciso corresponder a certos requisitos, entre eles, cursar o último período de curso de Moda, como é o caso de Cristielen Taborda. Outra exigência é que os croquis participantes não sejam divulgados. Na etapa final, os candidatos serão avaliados pelo presidente da Maison Pierre Cardin Paris, Rodrigo Basilicati Cardin, juntamente a um grupo técnico formado por três designers da marca.

O vencedor será anunciado durante um desfile da maison em São Paulo, no dia 9 de maio, e receberá um convite de estágio de até 3 meses para trabalhar diretamente com o time de design da Pierre Cardin em Paris, passagem de ida e volta, acomodação, alimentação e ajuda de custos para despesas pessoais.

De acordo com o coordenador do curso de Moda da UFJF, Javer Volpini, a participação da discente como semifinalista do concurso é motivo de orgulho e alegria. “Não é fácil competir com grandes escolas de moda mais tradicionais do Brasil. Receber o reconhecimento de jurados, com o respaldo da renomada Maison Pierre Cardin, nos deixa certos de que estamos realizando um importante trabalho, responsável por projetar o nome da Moda da UFJF no cenário acadêmico brasileiro”, finaliza.

Pierre Cardin

Pierre Cardin (1922-2020) foi um dos responsáveis em inovar a moda masculina, por trocar os tons tradicionais do vestuário dos homens por peças multicoloridas, chamando a atenção de artistas, como Salvador Dalí e Jean Cocteau. Com uma personalidade forte, trouxe para o mundo da moda materiais incomuns, além de desenvolver peças e coleções com tridimensionalidade, por meio da ilusão de estampas gráficas, relevos saltados e formas inusitadas como o “vestido bolha”.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf