A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, entre os dias 17 e 19 de abril, a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o processo de renovação de reconhecimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. A graduação obteve o conceito 4, considerado como muito bom pelo Inep.

O reconhecimento, assim como as suas renovações, é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para a continuidade da oferta da graduação. Além disso, objetiva a melhoria da qualidade da educação superior no país. Os conceitos de curso vão de 1 a 5.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o BI em Ciências Humanas deveria ter sido avaliado, presencialmente, em março de 2020, porém a visita da comissão do Inep foi cancelada devido à pandemia do coronavírus. Desde então, as avaliações externas, consideradas como ‘in loco’, são feitas no formato virtual.

“A instituição preparou-se para atender às demandas da comissão avaliadora. Os instrumentos de avaliação – indicadores e critérios de análise – se mantiveram, considerando as dimensões ‘organização didático-pedagógica’, ‘corpo docente’ e ‘infraestrutura’”, explica a diretora.

Para Michèle, o conceito 4 denota que a Universidade foi capaz de demonstrar a qualidade da formação oferecida ao corpo discente do curso. “Destaca-se o empenho da coordenação do curso no processo de organização e preparação para a visita.”

Estrutura e qualidade

Segundo o relatório final do Inep, a flexibilidade de trânsito da estrutura curricular do curso e a formação diversa do corpo docente com publicações e produções acadêmicas relevantes são alguns dos pontos fortes do BI.

A formação generalista do curso representa a porta de entrada para quatro graduações de segundo ciclo: Ciência da Religião; Ciências Sociais; Filosofia e Turismo. “Há um esforço conjunto no Instituto de Ciências Humanas (ICH) para sustentar a qualidade do Bacharelado. Ainda devemos considerar a contribuição de docentes de outros institutos que nos ajudam na formação interdisciplinar das Ciências Humanas”, destaca o vice-coordenador, Luiz Flávio Neubert.

Uma das características da graduação é possibilitar que os estudantes possam conhecer as possíveis áreas de interesse e experienciar várias disciplinas antes de optar por uma carreira profissional. “A manutenção do conceito 4 revela o esforço dos docentes que fornecem as disciplinas, dos muitos professores que revezam o trabalho na coordenação, dos TAEs e dos próprios alunos que são muito comprometidos com o curso”, ressalta Neubert.

Próximas avaliações

No mês de maio, outros cinco cursos serão avaliados pelo Inep: Bacharelado em Artes Visuais; Licenciatura em Física (noturno); Licenciatura em Ciências Biológicas; Bacharelado em Artes e Design; e Bacharelado em Ciências da Religião.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf