Formandos ou egressos que desejam obter uma nova graduação na Área Básica de Ingresso (ABI) de curso já concluído na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem fazer o requerimento nos dias 2 e 3 de maio. O procedimento, também conhecido como “Nova Modalidade ou Habilitação” ou como “Reingresso”, deverá ser realizado por meio de formulário eletrônico, que estará disponível na página na página da Central de Atendimento (CAT), nas datas previstas.

Segundo o coordenador de Atendimento, Mauro Leopoldino, esta é uma oportunidade para a continuidade dos estudos naqueles cursos que possibilitam a aquisição de nova modalidade ou habilitação, que seja desdobramento do curso concluído na mesma Área Básica de Ingresso. Alguns exemplos são o curso de Letras, no qual há várias habilitações em diferentes idiomas, e as graduações com opções de licenciatura e bacharelado. Os interessados podem consultar as coordenações para saber se há possibilidade de reingresso.

Para inscrição, o candidato deve apresentar cópias do diploma frente e verso e do histórico escolar da graduação. A solicitação é encaminhada à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e à coordenação do curso competente para a análise da compatibilidade dos programas das disciplinas, estabelecendo adaptações, quando for o caso.

De acordo com as condições previstas no Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), o estudante não pode ter intervalo superior a quatro períodos letivos entre a conclusão do curso e o ingresso na nova habilitação. No caso de intervalo superior, é feita uma avaliação de conhecimentos definidos pelo Curso ou Conselho de Unidade.

É necessário observar, ainda, a existência de vagas nas disciplinas e nos estágios da graduação pretendida. E, por fim, considerar o prazo máximo para conclusão da nova graduação segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Outras informações: Nova Graduação na Mesma Área Básica de Ingresso (ABI)