“A UFJF vem realizando um grande esforço de internacionalização, como estratégia para alavancar seus cursos de graduação, pós-graduação e suas pesquisas” (Foto: Carolina de Paula)

Com o objetivo de estabelecer parcerias entre universidades lusitanas e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o reitor, Marcus Vinicius David, realiza, entre 3 e 5 de maio, visitas técnicas em instituições de ensino das cidades do Porto e da região do Minho, em Portugal. Além disso, entre os dias 8 e 10 do mesmo mês, David participa do 5º Encontro Internacional de Reitores Universia, na cidade de Valência, Espanha, com mais de 700 lideranças universitárias.

A convite do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil (Inesc P&D Brasil), David terá agendas importantes no país lusitano que contemplam visitas a núcleos de Engenharia, Saúde e Tecnologia de Informação, além de reuniões com os reitores das universidades do Porto e do Minho.

“É importante destacar que a UFJF vem realizando um grande esforço de internacionalização, como estratégia para alavancar seus cursos de graduação, pós-graduação e suas pesquisas. Essa oportunidade nos impulsiona no cenário internacional”, aponta o reitor.

Desde que passou a integrar a associação formada pelo Inesc, a UFJF vem se destacando nos encontros, o que possibilitou o convite para as visitas técnicas em instituições portuguesas. “Será o momento de conhecer a relação e as experiências que envolvem os mais diversos projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com outras universidades e com o setor produtivo”, destaca.

Encontro internacional

Além da troca de experiências em Portugal, cerca de 700 reitores e líderes universitários de 14 países, personalidades políticas e empresariais de destaque de todo o mundo se reunirão em Valência, na Espanha, de 8 a 10 de maio, para o 5º Encontro Internacional de Reitores da Universia. Com o tema “Universidade e sociedade”, as conversas serão debatidas entre três eixos principais: “acompanhando a formação ao longo da vida”, “impulsionando o empreendedorismo e a inovação” e “fomentando as redes e a interconexão”.

O Brasil terá a maior delegação do evento, com a presença de cerca de cem reitores e líderes de empresas de educação, dentre eles, Marcus David. De acordo com o reitor, o Santander, através do Universia, tem realizado um trabalho intenso com as universidades por todo mundo e, no cenário brasileiro, foi criado um conselho de reitores, do qual foi convidado a participar.

“Temos debatido sobre vários temas, por exemplo, sustentabilidade, empregabilidade, novos modos de trabalho e desafios de formação universitária, sendo que esses assuntos agora serão debatidos em âmbito internacional”, enfatiza Marcus David. A expectativa do reitor para o encontro é estabelecer diálogo com outras lideranças e incrementar parcerias internacionais.

O evento culminará com a publicação da “Declaração de Valência”, que definirá linhas de ação para que as universidades apresentem propostas de valor que contribuam para um desenvolvimento social e econômico mais sustentável através da formação, pesquisa e inovação.

O 5º Encontro Internacional de Reitores do Universia dá sequência aos encontros anteriores em Salamanca, Espanha (2018), Rio de Janeiro (2014), Guadalajara, México (2010) e Sevilha, Espanha (2005).

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf