Equipe da DRI durante o evento, realizado em Belo Horizonte

A equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) participou, nesta semana, da 35ª Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), um dos mais importantes encontros sobre internacionalização do país. Realizado em Belo Horizonte, de 15 a 19 de abril, com o tema “Building knowledge with all voices”, em português, construindo conhecimento com todas as vozes, o evento contou com gestores de universidades brasileiras e de diversos países.

A inclusão e a igualdade como ferramentas de incremento à internacionalização de instituições de ensino superior permearam as quase cem plenárias e sessões oferecidas durante os cinco dias da conferência. Para além da mobilidade internacional, que contempla um número ainda bastante reduzido de estudantes, a internacionalização deve existir de forma transversal dentro dos currículos e por meio de atividades e ações que possibilitem a comunidade acadêmica a interação com culturas e idiomas de diferentes países. Conhecida como internacionalização em casa, a alternativa também foi amplamente discutida na conferência.

“É uma grande honra para a equipe da DRI poder representar a UFJF no Congresso da Faubai, que está completando 35 anos e é sem dúvida um dos principais fóruns para se pensar e fazer avançar a internacionalização das instituições de ensino e pesquisa no país. Nossa equipe tem aprendido muito nas diversas sessões de plenárias e mesas-redondas do evento, além, naturalmente, do compartilhamento de ideias e de soluções de problemas comuns a todos que se dedicam ao desafio da internacionalização. Temos certeza de que retornaremos daqui com nossas capacidades ampliadas para o avanço da internacionalização da nossa instituição”, celebra o professor Anderson Martins, diretor de Relações Internacionais da UFJF.

Conferência anual, sessões e plenárias reúnem instituições do país e do exterior

O processo de internacionalização da educação superior brasileira, desde os anos 1930 até hoje, passou por diversas transformações, desenvolvendo-se em ritmos diferentes nas instituições. Esse processo, acentuado na última década, ainda necessita de ajustes, porém, não pode ser mais considerado incipiente no país. Nesse sentido, esta edição do congresso apresentou as potencialidades da internacionalização nas universidades a partir de temas sensíveis para a formação contemporânea, como a inclusão.

A Faubai

A Associação Brasileira de Educação Internacional, criada em 1988, reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais, além da conferência anual. Atua também na divulgação das instituições de ensino superior brasileiras, no país e no exterior, junto a agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.