Livro traz a sensibilidade de um romance juvenil, juntamente a realidade de vidas diferentes,(Capa do livro: Letícia Meyer)

Uma história envolvente que traz como cenário as cidades de Juiz de Fora e Ponte Nova, somados às ponderações sobre a vida cotidiana e vestígios de uma masculinidade tóxica que permeia a sociedade. A fórmula, atrelada a sensibilidade do estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gabriel Bhering, faz com que os leitores percorram o passado e pensem sobre o presente.

O livro “O Circo de 98” conta a história de Sabrina, uma jovem que encontra a agenda da época de adolescência do pai, Murilo, com os dizeres “O circo de 98” escritos na primeira página. Intrigada com o que podia significar aquilo, começa a leitura das vivências do pai que, na época, possuía apenas 17 anos. Além disso, o diário ainda aborda a história de Bhrisa, uma encantadora trapezista, que desestabiliza totalmente o coração do jovem Murilo.

O e-book, primeiro livro escrito pelo autor, apesar de apresentar a sensibilidade de um romance juvenil, mostra realidades de vidas diferentes, como, por exemplo, a de Murilo, um jovem da cidade pequena que sonha em ter uma banda de rock famosa em paralelo com a de Bhrisa que vive o glamour e a intensidade dos picadeiros circenses, juntamente com a agitação de ir com frequência de um lugar para o outro, construindo histórias nos mais diversos locais.

“É muito engraçado, no decorrer da leitura, acompanhar os comentários da filha do Murilo, acerca do diário. Porém, é preciso ter sensibilidade para perceber alguns pensamentos do personagem que revelam uma masculinidade frágil e tóxica, por exemplo, que nos dias de hoje, na perspectiva da Sabrina, não passam despercebidos. Foi algo que eu fiz questão de trazer de modo consciente a fim de suscitar o diálogo”, destaca o autor de “O Circo de 98”.

Desse modo, Bhering percebe que o e-book, além de ter como missão envolver o leitor, também traz a experiência de garantir boas risadas e apresentar um olhar crítico para diferentes aspectos, narrando, por exemplo, o contraste entre a geração da filha Sabrina em relação às condutas de Murilo. “Portanto, uma obra para ser lida ao mesmo tempo por pais e filhos”, comenta.

Páginas que retratam a realidade do interior

Lançamento acontece no dia 6 de maio, às 16h, no bosque da UFJF. (Foto: Matheus Domith)

Concluinte do curso de jornalismo da UFJF, Bhering, passou a adolescência lendo romances, mas muitos deles se ambientam em capitais ou, até mesmo, em outros países. Diante disso, sempre quis ler algo que trouxesse a realidade do interior. Tomado por esse desejo, resolveu, no final da pandemia, começar um projeto do zero.

“Eu sempre quis escrever um romance, então, no isolamento, desejei encontrar algo para me distrair, por exemplo, o diário do meu pai adolescente. Foi assim que surgiu a ideia, somada com a minha vontade de escrever um romance passado em um circo. Desde o início, projetei o livro para ser uma produção independente, por estar estudando há algum tempo o mercado editorial”, aponta o estudante.

Apesar de não ter contado com uma editora tradicional ou prestadora de serviço, Bhering destaca que recebeu apoio de familiares e vários amigos da faculdade, que auxiliaram o sonho a se tornar realidade. “Escrever um livro só depende da gente, mas publicar não. Por isso, convidei minha professora do ensino médio, Ana Maria Bastos Firmino, que já passou por vários colégios federais, inclusive pelo Colégio de Aplicação João XXIII, para me ajudar na revisão”, explica o estudante.

Lançamento

Para celebrar o lançamento do primeiro e-book, Bhering optou por reunir amigos e pessoas interessadas em um piquenique, sob as árvores da mata atlântica que fazem parte da área arbórea do campus da UFJF. O evento acontece no sábado, 6 de maio, às 16h, e será aberto para todo o público.

No encontro, o autor se reunirá com os presentes para ler os primeiros capítulos do livro. O romance pode ser baixado gratuitamente, a partir do dia 6 de maio, no aplicativo do Kindle da Amazon no celular ou no próprio Kindle.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf