A convivência de um grupo de idosos fica ameaçada pela iminente falta de um espaço para suas reuniões semanais. Sem deixar o humor de lado, essa é a premissa de “Honras & Fanfarras”, o novo espetáculo do Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação. A estreia acontece nesta quinta-feira, 13, e as apresentações seguem pela sexta, 14, e sábado, 15, sempre às 20h, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A peça tem texto e direção de José Luiz Ribeiro e é fruto do projeto de Extensão “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, existente desde 1994. A entrada é gratuita. 

Na história, a turma se encontra semanalmente em uma das salas de um prédio  com o objetivo de se aprimorarem culturalmente. O proprietário do edifício decide colocar o imóvel à venda, mas oferece o local para as senhoras comprarem. É quando começa o movimento em torno da arrecadação de fundos para a compra de uma sede própria. Para incrementar o conflito, o dinheiro coletado é roubado.

“O texto fala sobre o tempo presente. Sobre a necessidade de as pessoas terem um espaço de união para conversarem em um tempo de tanta Internet”, conta José Luiz Ribeiro, que também é coordenador do Grupo Divulgação. 

A peça se desenvolve como uma comédia de costumes, enquanto os personagens buscam uma saída para resolver o problema do possível desalojamento. “Cada senhora e cada senhor tem a sua função e suas preocupações. Fica retratado o cotidiano deles. A observação da naturalidade em que as situações se desenvolvem é que gera o riso no público”, avalia o autor e diretor. 

Projeto de Extensão promove elevação da autoestima de idosos

Projeto já produziu montagens e, segundo os professores, trabalha aspectos como memória, autonomia e a autoestima dos participantes (Foto: arquivo/Divulgação)

Os atores em cena participam do projeto de Extensão Workshop de Interpretação para a Terceira Idade, realizado em parceria entre a Faculdade de Comunicação (Facom) e o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação. Os idosos têm aulas de interpretação, improvisação e estudo de textos que culminam com a realização de espetáculos com apresentações abertas ao público. Desde o início do projeto, já foram realizadas 35 montagens. 

A iniciativa contribui para a autonomia e a autoestima do idoso, além de ampliar sua capacidade de memorização e o poder expressivo, exercitado pelo movimento, o gesto, a voz e a prática da leitura. Atualmente o projeto é coordenado pela professora da Faculdade de Comunicação (Facom) e atriz do Grupo Divulgação, Márcia Falabella. 

“Os resultados são incríveis. Há pessoas que chegam com quadro de depressão, sem perspectiva de vida e ali reencontram o frio na barriga, como uma das nossas integrantes sempre fala, e o sentido de vida”, relata. 

Segundo a professora, a promoção da inclusão é outro aspecto relevante do projeto. “O exercício da memória é necessário. Depois da pandemia, a debilitação da memória vem atingindo a todos nós, não importa a idade. Além da socialização e da inclusão, por exemplo, nós temos um integrante que é deficiente visual. Então damos esse espaço, por meio de uma ação artística, expressiva e cultural, que ressignifica a vida de cada um desses integrantes.” 

Na avaliação de José Luiz Ribeiro, o teatro é um “remédio” na vida dos participantes do projeto de extensão. “É um momento de encontro, aprimoramento e reconhecimento de suas memórias. Esse projeto lida com cultura, mas também lida com saúde”, descreve o teatrólogo.  

Além de  José Luiz Ribeiro e Márcia Falabella, o projeto também tem a participação da professora da Facom e diretora do Forum da Cultura, Marise Mendes. 

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura