Mostra é composta por 13 telas de pintura com técnica mista, óleo e acrílica, em uma mistura de cores e linhas no estilo Op Art, criando formas e desenhos que brincam com o olhar. (Foto: divulgação)

Construções ilusórias sobre o mundo são o foco de “Linhas de Ilusão”, da artista visual Valéria Marqs. Com início nesta terça-feira, dia 4 de abril, na Galeria de Arte do Forum da Cultura, a mostra trabalha com a Arte Óptica, movimento artístico que teve início na década de 1960 e utiliza a ilusão ótica para criar movimento e confundir a visão humana, fazendo com que formas diferentes sejam vistas dependendo do ângulo do qual se observa a imagem.

A mostra é composta por 13 telas de pintura com técnica mista, óleo e acrílica, em uma mistura de cores e linhas no estilo Op Art, criando formas e desenhos que brincam com o olhar.

Vernissage, aberto ao público em geral, acontece nesta terça-feira, 4, às 19h, na Galeria do Forum. (Foto: divulgação)

“A exposição fala de um mundo onde linhas de narrativas levam grupos de pessoas a verem o mundo de uma forma ilusória”,enfatiza a artista. “Fui trabalhando em cima da ideia de como linhas de pensamentos, mesmo que imperfeitas, podem levar a linhas de raciocínios que criam ilusões, como as linhas das obras”, acrescenta Valéria.

Natural de Ubá (MG), Valéria realizou uma série de exposições de pintura no Brasil e em Portugal, onde residiu,

tendo diversos trabalhos vendidos para EUA, Japão e vários países da Europa. Retornando ao país de origem, a artista começou a trabalhar com design, criando produtos a partir de resíduos da indústria moveleira, em uma proposta de ecodesign. Nos últimos dois anos, voltou a dar ênfase às artes visuais: “Fiquei um tempo sem trabalhar nas artes visuais e está sendo bem legal voltar. Estou bem feliz e satisfeita com o reconhecimento que a minha arte vem tendo”, comemora a artista.

O vernissage, aberto ao público em geral, acontece nesta terça-feira, 4, às 19h, na Galeria do Forum. A partir de então, “Linhas de Ilusão” permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum até o dia 20 de abril, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Valéria Marqs foi uma das artistas selecionadas pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2023, cujo resultado foi divulgado no dia 27 de fevereiro. 

Outras informações: Forum da Cultura –  (32) 2102-6306