A terra do sol nascente empresta alguns de seus talentos mais expressivos à Universidade Federal de Juiz de Fora, que recebe, nesta quinta-feira, 30 de março, quatro artistas japoneses e um brasileiro para uma programação especial, que vai da realização de oficinas a um espetáculo musical marcado pelo uso de instrumentos típicos. Tomita Mariko, Ando Mayumi, Taketa Kazuko e Yamada Tenzan se unem a Leonardo Vasconcellos nessa jornada artística.

A Diretoria de Relações Internacionais recepciona a comitiva estrangeira à tarde, a partir das 13 horas, em sua sede no Campus, contando com a presença de representantes do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design, entre alunos e docentes. No último dia 28, o grupo chegou à cidade, onde fica até 5 de abril, quando segue para São Paulo.

Com o título “Cultura japonesa no Brasil”, a programação inclui a expertise de Taketa Kazuko e Yamada Tenzan, mestres nativos que estudam e ensinam artes seculares japonesas há mais de três décadas em apresentação que conta com a participação do músico Leonardo Vasconcellos, juiz-forano versado no tema. Eles trazem os instrumentos típicos Koto e Shakuhachi na interpretação de músicas japonesas e brasileiras. Juntos, Taketa Kazuko e Yamada Tenzan formam a banda Ensemble Liberta, com a qual fazem apresentações de músicas tradicionais japonesas e internacionais.

Uma das etapas do concerto, que acontecerá no Anfiteatro João Carriço, dia 4 de abril, às 20h, consiste também de uma pintura ao vivo originada da arte da caligrafia japonesa, conhecida como Shodo, em que se associa a representação da linguagem falada com o sentimento e a emoção a serem transmitidos por quem a produz. A pintura da obra é realizada a partir de um modelo tradicional trazido do Japão.

O espetáculo introduz o Koto, instrumento de cordas japonês, e o Shakuhachi, flauta de bambu típica, com um repertório musical amplo, que inclui desde músicas centenárias do Japão, a composições clássicas de brasileiros, como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi. O concerto inclui breves explicações sobre as respectivas artes.

As oficinas se abrem a 15 participantes, que experimentarão cinco artes japonesas em regime de rotação, sendo “Koto e jushichigen”, com duas pessoas por vez e 15 minutos por dupla; “Shakuhachi”, com cinco pessoas por vez e 15 a 20 minutos por quinteto; “Tenkoku”, com três pessoas por vez com a pedra e cinco minutos por trio, e cinco pessoas por vez na borracha, sendo 30 minutos por quinteto. Para o “Shodo” não há limite de participantes por vez, sendo 15 minutos por grupo. Ao final, “Origami” para todos, conjuntamente.

No início será feita uma contextualização sobre as artes apresentadas e uma conclusão ao final, sendo que os participantes poderão levar para casa o material que produzirem. Além de acontecerem no Instituto de Artes e Design da UFJF, para estudantes de Música, em Juiz de Fora, as oficinas serão realizadas no espaço Café Grão Moente (Rua Oscar Vidal, 271), nesta sexta-feira, das 9h às 11h, e no Tenetehara Instituto Cultural (Avenida Pres. Costa e Silva, 2776, São Pedro) no dia 4, das 14 às 16 horas. Em Ibitipoca, a programação se desenvolve em caráter fechado (vagas já preenchidas), em espaço particular, durante o fim de semana.

Guarani também recebe o grupo de artistas, nesta sexta-feira, com apresentação musical às 20h, no Teatro de Câmara César Ornellas, e oficinas a partir das  17h30, na Escola Municipal Ministro Odilon Braga, na Rua Benedito Valadares. Para outras informações e inscrição nas oficinas, acesse o link https://linktr.ee/turne_grandejapao