A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove entre os dias 25 e 26 de abril, no Centro de Ciências, o curso “Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação”. São oferecidas 90 vagas gratuitas e as inscrições podem ser realizadas, até a data do evento, por meio de formulário eletrônico.

A capacitação é aberta ao público em geral. No entanto, segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o objetivo é capacitar, principalmente, gestores, coordenadores de curso, servidores e membros do Conselho Setorial de Graduação. Serão apresentados conceitos pertinentes à gestão de cursos, em especial, os ligados à produção e análise de dados da graduação.

“A capacitação é mais uma ação importante para desenvolver a gestão e, possivelmente, criar novas políticas de graduação, por meio do Ecograd. É importante que entendam quais são as ferramentas para atuar no sistema e aplicá-las”, explica Amorim. O Ecograd é uma plataforma on-line que apresenta um panorama da educação superior no país, reunindo diversos dados, entre eles, o Censo da Educação Superior e as informações das próprias instituições.

Programação

O evento terá início na quinta-feira, 25 de abril, às 18h, com duas palestras:  “Gestão de Dados”, ministrada pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Marcel de Toledo Vieira; e “Principais Conceitos da Gestão Acadêmica de Graduação”, com a convidada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Uyguaciara Veloso Castelo Branco.

Já na sexta-feira, 26, as atividades começam às 14h, e os professores da UFPB, Jorge Lima e Uyguaciara Veloso Castelo Branco, além de Cassiano Amorim, apresentam o tema “Sistema Ecograd e a possibilidade de gestão de graduação”.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf